Ossos do Ofício: uma série CAPPA
Episódio 5: tese de doutorado de Lívia Roese-Mirob estuda a biomecânica dos cinodontes
Lívia Roese-Mirob é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e desenvolve uma tese sobre a Biomecânica dos Cinodontes intitulada “Forma e função de traversodontídeos (Cynodontia, Cynognathia) do Triássico Sul-Americano: aspectos anatômicos, ontogenéticos e biomecânicos”.
Desde criança, Lívia tem interesse em fósseis e na Paleontologia, com a qual se envolveu mais profundamente durante o curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, mais tarde, durante o Mestrado em Biologia Comparada na Universidade de São Paulo (USP).
Sua pesquisa busca investigar a forma e a função de cinodontes, um grupo de animais que viveu há mais de 200 milhões de anos atrás e posteriormente deu origem aos mamíferos. O estudo é feito por meio de comparações anatômicas e análises biomecânicas que permitem à doutoranda observar características do ato da mastigação, por exemplo. Além disso, promove o reconhecimento das mudanças evolutivas que ocorreram ao longo do tempo e a compreensão da diversidade entre os grupos.
A Paleontologia faz parte da história e da cultura do território, portanto, essa tese permite, não apenas o desenvolvimento acadêmico da discente, como também a divulgação e popularização do patrimônio cultural da região da Quarta Colônia e Santa Maria, principalmente do modo de vida dos animais do Período Triássico.
Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.