Ossos do Ofício: uma série CAPPA
Episódio 9: tese de doutorado de Maurício Garcia pesquisa os antepassados dos Pterossauros.
Durante a graduação de Ciências Biológicas, Maurício Silva Garcia desenvolveu interesse em estudar fósseis relacionados à origem dos dinossauros e Pterossauros. Além do curso de graduação, ele também realizou Mestrado em Biodiversidade Animal, ambos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, o discente desenvolve a tese de doutorado “A Origem de Evolução Inicial de Pan-Aves”, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBA/UFSM).
A pesquisa busca investigar as primeiras espécies, tanto da linhagem dos dinossauros, como da linhagem dos Pterossauros, como o Venetoraptor, um animal descoberto em São João do Polêsine (RS), com auxílio do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM). Sua descoberta foi publicada na Revista Nature, um dos mais renomados periódicos de pesquisa do mundo. Os Pterossauros foram répteis voadores do Período Triássico Superior e espécimes como o Venetoraptor possibilitam o entendimento mais preciso da evolução desses animais, principalmente pela observação das “mãos” que formam as estruturas que mais tarde irão permitir o voo.
A partir de fósseis encontrados em sua maioria no Rio Grande do Sul, o estudo realiza análises filogenéticas de dados morfológicos para investigar as relações de parentesco entre as espécies e os grupos aos quais elas pertencem. A tese permite que Maurício aprofunde suas habilidades em sistemática, filogenia, anatomia comparada e análise de dados, fortalecendo sua formação como pesquisador em biologia evolutiva e paleontologia. O doutorando ainda afirmou que:
“Estimular o pensamento crítico, a investigação científica e a capacidade de resolver problemas complexos tem sido fundamental para o meu desenvolvimento profissional e humano”.
O discente acredita que seu estudo “contribui para consolidação da UFSM como referência nacional da área de paleontologia de vertebrados e evolução biológica”. Além disso, as pesquisas realizadas no CAPPA, como a do Maurício, ajudam na valorização do patrimônio científico local, fomentam atividades de divulgação científica e reforçam o papel da região como polo de produção de conhecimento na área de biodiversidade e evolução.
Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.