Durante os dias 13 e 16 de julho de 2026, a Universidade Federal de Santa Maria promove a IX Escola de Inverno de Educação Matemática, a III Escola de Inverno de Ensino de Física e o VI Encontro Nacional Pibid Matemática e Ciências. Esta edição tem como tema central “Educação Matemática, Ensino de Física e Ciências: caminhos e diálogos”, propondo o fortalecimento do debate sobre os processos de ensino e aprendizagem, a formação inicial e continuada de professores e a articulação entre pesquisa acadêmica e prática docente.
O evento visa promover o diálogo entre as áreas e os diferentes níveis de ensino, além de divulgar pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas no campo das exatas e fortalecer a formação docente por meio de reflexões críticas sobre políticas públicas, metodologias de ensino, práticas inclusivas, tecnologias educacionais e a interdisciplinaridade no ensino.
Podem participar do evento acadêmicos de graduação e de pós-graduação dos cursos, pesquisadores e professores do nível superior e alunos.
Os eixos temáticos aceitos para a submissão de trabalho são: Ensino, aprendizagem e avaliação; Formação de professores; Políticas Públicas em Educação; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Práticas inclusivas; Ciência, Tecnologia e Sociedade; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; e Educação Estatística / Educação Financeira.
Mais informações sobre os eventos e as normas de submissão de trabalhos podem ser acessdas no site https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgemef/eventos/ix-escola-de-inverno-de-educacao-matematica#descricao. Para contato direto, o e-mail é escoladeinverno.ins@gmail.com.