Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

II Ciclo de palestras da Estatística UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 2 julho 2019 - 10:03 Última modificação: 2 julho 2019 - 16:02 Ouvir

CCNE - Centro de Ciências Naturais e Exatas UFSM - Santa Maria

20/05/2020 00:00 - 29/05/2020 00:00

Descrição

O II Ciclo de Palestras da Estatística será realizado de 25 a 29 de maio de 2020, em Santa Maria no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM.

O objetivo principal do II Ciclo de Palestras da Estatística é reunir a comunidade estatística gaúcha para discutir e difundir novas ideias e técnicas nas áreas de Probabilidade e Estatística.

O tema principal do evento está centrado na necessidade de se promover e exercitar a interdisciplinaridade, entre a Ciência Estatística e outras áreas do conhecimento, incluindo desenvolvimentos metodológicos e aplicações.

Apesar de a programação estar sendo elaborada, já se tem alguns grandes nomes da estatística nacional já confirmados como conferencistas. Além disso, o evento abordará temas que atrairão também profissionais de áreas correlatas, que utilizam os métodos estatísticos em seus trabalhos de pesquisa de forma intensiva. Entre os principais focos considerados na elaboração do cronograma de atividades, cabe destacar áreas como Statistical Learning e Big Data, Séries Temporais e Econometria,  Análise de Sobrevivência, Epidemiologia, Estatística Industrial, Estatística Aplicada, Modelos de regressão.

Estas subáreas oferecem pesquisa de fronteira, possuindo pesquisadores brasileiros bastante ativos e com envolvimento qualificado.

Comissão Organizadora:

Augusto Maciel da Silva – UFSM

Cleber Bisognin – UFSM (Coordenador)

Diego Ramos Canterle – UFSM

Fábio Mariano Bayer – UFSM

Renata Rojas Guerra – UFSM

Comissão Científica:

Enio Júnior Seidel– UFSM,

Fernando A. Peña Ramirez – UFSM),

Fábio Mariano Bayer – UFSM (Coordenador),

Guilherme Pumi – UFRGS,

Taiane Schaedler Prass – UFRGS

Programação

A programação está sendo elaborada abordando-se temas que atrairão pesquisadores não somente da área de Estatística, mas também profissionais de áreas correlatas, que utilizam os métodos estatísticos em seus trabalhos de pesquisa de forma intensiva. Em breve estará disponível no site do evento o formulário para submissão de propostas para sessões temáticas e minicursos. A decisão de quais propostas serão contempladas será feita pela Comissão Científica do evento.

O programa científico contemplará:

• CONFERÊNCIAS: quatro (4) conferências ministradas por profissionais reconhecidos;
  • MINICONFERÊNCIAS: duas (2) miniconferências proferidas por jovens pesquisadores;
  • SESSÕES TEMÁTICAS: seis (6) sessões temáticas contemplando comunicações orais sobre temas específicos;
  • DESAFIO ESTATÍSTICO – DATATHON: desafio de análise prática em dados reais, com o objetivo de desafiar e motivar os estudantes participantes;
  • MINICURSOS: dois (2) minicursos, onde serão apresentados simultaneamente;
  • SESSÃO PÔSTER: uma (1) sessão de pôster.

Em breve

Cleber Bisognin – Coordenador da comissão organizadora. cleber.bisognin@ufsm.br