Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Grupos Acadêmicos da área da Química

Grupos Acadêmicos do CCNE

Categoria: Pesquisa e prestação de serviço
Coordenador: Prof. Érico Marlon de Moraes Flores

Site: https://www.ufsm.br/laboratorios/laqia/

O grupo de pesquisa é formado pelo Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA) e Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) e pertence à estrutura do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No LAQIA são desenvolvidas atividades de pesquisa e de prestação de serviços relacionadas principalmente à identificação e quantificação de impurezas elementares (metais, não metais e halogênios) e de suas espécies utilizando métodos espectrométricos (espectrometrias de massas, atômica e óptica) associados a técnicas de separação (cromatografia a líquido e a gás) em amostras ambientais (solo, água, sedimento), biológicas (vegetais, sangue e tecidos), medicamentos, alimentos, plantas medicinais, carvão, xisto, petróleo e derivados. No CEPETRO são desenvolvidos projetos de pesquisa visando o uso de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas, para a intensificação de processos industriais, remoção de água e contaminantes de petróleos leves, pesados e extra pesados e enxofre do óleo diesel.

Laboratório de Espectroscopia e Polímeros (LEPOL)

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Prof. Marcos Antonio Villetti
Contato: mvilletti@ufsm.br

O laboratório LEPOL trabalha no desenvolvimento de nanopartículas poliméricas visando o encapsulamento de fármacos para emprego na nanomedicina. Novos nanocarreadores são desenvolvidos a partir de polímeros naturais e sintético para incorporação de fármacos hidrofóbicos tendo por objetivo aumentar sua biodisponibilidade e captura celular, e promover uma liberação controlada.

Laboratório de Materiais Inorgânicos (LMI)

Categoria: Pesquisa

Coordenação: Prof. Dr. Ernesto Schulz Lang

Site: https://www.ufsm.br/grupos/lmi

O LMI foi formado em 1996 por um conjunto de pesquisadores interessados em desenvolver a área de síntese inorgânica utilizando a difração de raios X em monocristal como um método de determinação de estruturas moleculares. O grupo já foi contemplado com o Certificado de Núcleo de Excelência em Pesquisa, obtido através da aprovação do projeto Síntese, Caracterização e Cristaloquímica de Téctons – Análise de Arranjos Tectônicos, submetido ao Programa PRONEX, financiado pelo Governo do Estado do Rio grande do Sul via FAPERGS em parceria com o CNPq. Atualmente, a equipe de trabalho é composta por um grande número de pesquisadores de áreas interdisciplinares, alunos de pós-graduação e de iniciação científica. A atuação conjunta com outros grupos de pesquisa está consolidando a área de análise estrutural e síntese de novos materiais pela sua participação e gerenciamento de redes de equipamentos multiusuários existentes na UFSM: LMSPECTRO – Laboratório Multidisciplinar de Espectroscopia, e NUDEMA – Núcleo de Desenvolvimento de Materiais Avançados.

LAQUIF – Laboratório de Pesquisas Químicas e Farmacêuticas
Coordenador: Marcelo Barcellos da Rosa

O grupo trabalha com pesquisas inseridas no PPG em Química (área de físico-química) e em Ciênicas Farmacêuticas (Linha 1: Desenvolvimento e Avaliação de Produtos Farmacêuticos) da UFSM. Realizamos estudos de adsorção, cinética química, equilíbrio químico, termodinâmica, análise multivariada, predição, metabólitos secundários, cromatografia líquida (HPLC) e atividades biológicas.

MeNTE – Grupo de materiais e novas tecnologias educacionais

Categoria: Pesquisa
Coordenadores: Cláudia Smaniotto Barin e Ricardo Machado Ellensohn
Contato: claudiabarin@nte.com.br