Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Grupos Acadêmicos na área da Biologia

Grupos Acadêmicos do CCNE

Fisiologia de Plantas de interesse agrobiológico e Bioquímica de plantas

Coordenadores: Profa. Luciane Almeri Tabaldi e Prof. Fernando Teixeira Nicoloso
Contato: lutabaldi@yahoo.com.br

Laboratórios 3132, 3107 e 3110 do Prédio 16

O grupo “Fisiologia de Plantas de interesse agrobiológico e Bioquímica de plantas” pesquisa dentro das seguintes áreas:
– Estudos de eficiência nutricional: Caracterização das exigências nutricionais de espécies vegetais, bem como o estudo da eficiência da absorção e utilização de alguns nutrientes.
– Estresse oxidativo causado por metais tóxicos: Caracterização de alterações morfofisiológicas e bioquímicas (estresse oxidativo) induzidas por metais tóxicos como cádmio, mercúrio, chumbo, cromo, manganês, alumínio, ferro, cobre e zinco em espécies vegetais de interesse agronômico, medicinal ou florestal.
– Fitorremediação: Utilização de espécies arbóreas para remediar solos contaminados com metais tóxicos.

Núcleo de Educação Socioambiental do Jardim Botânico

Categoria: Extensão
Coordenadora: Simone da Rosa Messina Gomez
Contato: jardimbotânico@ufsm.br

O núcleo de Educação Socioambiental do Jardim Botânico desenvolve atividades de extensão em educação ambiental no Jardim Botânico, com atendimento ao público externo. O núcleo envolve alunos, TAES e docentes da área de Biologia.

Laboratório de Herpetologia

Coordenadora: Sonia Zanini Cechin

Contato: soniacechin@gmail.com

O Laboratório de Herpetologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como objetivo produzir conhecimento sobre Bioecologia e Conservação de Anfíbios e Répteis. O grupo de pesquisa é liderado pela Dra. Sonia Zanini Cechin da UFSM, com auxílio do Dr. Tiago Gomes dos Santos da UNIPAMPA, ambos integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM. A equipe desenvolve pesquisas multidisciplinares integrando colaboradores de diversas instituições.

Núcleo de Pesquisa Biodiversidade Aquática

Coordenador: Sandro Santos
Contato: sandro.santos@ufsm.br

O Núcleo de Pesquisa Biodiversidade Aquática (NEBA) empenha-se em estudar a ecologia, a sistemática e a taxonomia de organismos aquáticos, com enfoque principal nos crustáceos de água doce. Nosso grupo de pesquisadores desenvolve projetos em diversas regiões do Brasil, sempre buscando revelar a diversidade de organismos e como estes se relacionam entre si e com o meio ambiente. Além dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria, que atuam no grupo, contamos também com a participação de alunos de graduação (iniciação científica), pós-graduandos (mestrado e doutorado) e pós-doutorandos.

Laboratório de Sistemas Complexos

Coordenador: José Carlos Merino Mombach
Contato: jcmombach@gmail.com

Explicar o funcionamento de como as moléculas produzidas pelo genoma humano se organizam para controlar os processos celulares é um enorme desafio científico. O grupo utiliza, principalmente, métodos computacionais para investigar as redes moleculares envolvidas em processos biológicos como o suicídio celular (apoptose), a proliferação e a senescência celular. Estas redes moleculares possuem uma estrutura de conexões que as caracterizam como sistemas complexos. Os processos biológicos estudados estão envolvidos em diversas doenças como o câncer e doenças do envelhecimento. Para isso, nós utilizamos as informações armazenadas em diversos bancos de dados que armazenam informação de epigenoma (dados de funcionamento do genoma celular). Nosso foco é explicar a regulação molecular, isto é, descrever como as moléculas interagem para que os processos mencionados acima ocorram. Além disso, simulamos como erros nesses processos podem levar às doenças em questão. Colaboramos cientificamente com pesquisadores da área de genética, medicina e biologia no país e no exterior.

Laboratório de Ficologia
Coordenadora: Maria Angélica Linton
Contato: maria@ufsm.br
No Laboratório de Ficologia da UFSM são desenvolvidas pesquisas em diversidade e ecologia de microalgas de sistemas aquáticos continentais, com ênfase em diatomáceas epilíticas e seu uso na bioindicação de qualidade da água. Além do estudo da diversidade local e regional, realizamos pesquisas em sistemas amazônicos e na Antártica. O laboratório conta, ainda, com uma pequena coleção de microalgas mantidas em cultivo, à qual pretende-se adicionar espécies nativas isoladas de sistemas aquáticos locais.

Laboratório de Evolução e Ecologia Molecular (LAbEEM)
Categoria: Pesquisa
Coordenadora: Maria Angélica Linton
Nosso grupo de pesquisa está interessado em resolver questões de ordem micro ou macroevolutiva, buscando auxiliar na compreensão dos padrões e processos associados à evolução de diferentes componentes da fauna Neotropical. Para tanto, trabalhamos com dois grupos taxonômicos principais: um de invertebrados, compreendendo diferentes espécies de moscas da família Drosophilidae; outro de vertebrados, envolvendo espécies e populações de peixes-anuais pertencentes à família Rivulidae. No entanto, também trabalhamos com questões evolutivas em outros grupos taxonômicos, desde parasitas até primatas. Em geral, a maior parte dos projetos em nosso grupo envolvem o uso de ferramentas de biologia molecular e de bioinformática, mas frequentemente buscamos abordagem mais integrativas, que incluam análises morfológicas e ecológicas. Orientamos alunos de pós-graduação junto ao PPG em Biodiversidade Animal (UFSM) e ao PPG em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (FURG).