Seminário Internacional de E-learning para Professores Universitários
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A Universidade Católica de Ávila (Espanha), que recentemente entrou na lista da Forbes das 20 melhores universidades para estudar na Espanha e ganhou o Blackboard Catalyst Award 2021, tem uma longa experiência em e-learning.
Desde junho de 2020 já treinamos mais de 70.000 professores de todo o mundo em e-learning por meio de dois seminários complementares, o “Seminário virtual de e-learning para professores universitários” e o “Seminário virtual avançado de e-learning. Estratégias educacionais ”. Nestes dois programas sintetizamos as chaves para a educação virtual e as diretrizes para focar adequadamente um curso com esta metodologia.
Na semana de 19 de julho, de segunda a sexta-feira, voltaremos a oferecer esses dois seminários totalmente gratuitos. Ambos os programas são complementares e podem ser realizados de forma independente. Cada seminário é articulado em 5 palestras de 1 hora cada (45 min de apresentação e 15 min de perguntas). O conteúdo e a programação de cada um são detalhados a seguir:
Seminário virtual de e-learning para professores universitários (edição XLIX)
Cronograma de programação:
Segunda-feira, 19/07: A transformação do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem. Dra. Lourdes Miguel
Terça-feira, 20/07: Estratégias para ensino virtual de ciência e tecnologia. Dr. Diego Vergara.
Quarta-feira 21/07: Estratégias para ensino virtual de ciências sociais. Dr. Ricardo Reier.
Quinta-feira, 22/07: Estratégias para a concepção e desenvolvimento da metodologia da aula invertida. Dr. Iván Martín.
Sexta-feira 23/07: Avaliação em ambientes de formação apoiados com TIC. Dra. Eva Ordoñez.
Em cada seminário, os interessados podem participar nas palestras que desejarem e, se comparecerem a 4 das 5 sessões, podem solicitar voluntariamente um certificado de presença virtual emitido pela Universidade Católica de Ávila.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.