De 25 a 27 de outubro deste ano, os integrantes da equipe Formula UFSM em parceria com Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT) participaram do Congresso da SAE Brasil em São Paulo.
Os integrantes da equipe tiveram a oportunidade de apresentar e divulgar os estudos realizados. Dentre os 29 trabalhos estudantis publicados, 16 foram escritos pelos membros da equipe FORMULA UFSM e do GPMOT, além disso, o trabalho “Desenvolvimento de Volante Eletrônico para FORMULA SAE”, do integrante Daniel Gustavo Schreiner, destacou-se como o melhor trabalho estudantil, nesta edição do evento.
A equipe também contou com a apresentação de dois trabalhos na área técnica. Durante uma das seções técnicas, a equipe da SAE BRASIL salientou que a Universidade Federal de Santa Maria foi a instituição que mais levou trabalhos ao Congresso.
Sobre a FORMULA UFSM
A FORMULA é um projeto extracurricular que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria e objetiva estimular os alunos de engenharia a desenvolverem veículos open-wheel do tipo fórmula.
A equipe Formula UFSM surgiu no ano de 2010 para representar a Universidade no projeto Formula SAE Brasil, a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) a entidade que organiza o programa e é uma instituição que visa complementar a graduação dos estudantes de engenharia e fomentar a indústria com profissionais capacitados.
Atualmente a equipe conta com cerca de 30 estudantes e é orientada pelo professor Mario Martins e, ex-participante da equipe da Brunel University e ex-juiz da competição Formula SAE, além de ser organizada de forma semelhante a uma empresa.
Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.