Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Tese de doutorado de professor do CT é premiada pela USP

A tese de doutorado do professor do Departamento de Estruturas de Construção Civil, Jaime Sanchez, foi premiada como “tese destaque” do ano de 2018 na área de Engenharias pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho, intitulado “Controle ativo de distúrbios harmônicos em veículos híbridos orientado por métricas de qualidade sonora”, foi desenvolvido sob convênio acadêmico entre a USP e a Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), da Bélgica, e teve orientação dos professores Leopoldo Rodrigues de Oliveira (USP) e Wim Desmet (KU Leuven).

O trabalho de Jaime teve quatro anos e meio de desenvolvimento, entre agosto de 2012 e março de 2017, e foi indicado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da USP para concorrer ao prêmio de Teses Destaques do ano de 2018. A distinção é a mais alta que a Universidade de São Paulo outorga aos trabalhos de doutorado, em cada uma das nove grandes áreas do conhecimento. A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de outubro.

A tese, como explica Jaime, buscou desenvolver e implementar algoritmos de controle ativo de ruído multicanal, projetados para modificar positivamente as características dos sons produzidos por trens-de-força híbridos, que se propagam no interior da cavidade dos passageiros. “Trata-se de um trabalho altamente multidisciplinar, que envolve conhecimentos advindos de áreas como o processamento de sinais, sistemas mecânicos, teoria de controle, acústica, vibro-acústica, psico-acústica, bem como um componente preponderante de criatividade na proposição e obtenção das soluções”, complementou ele.

O trabalho está tendo continuidade na UFSM, com o projeto registrado “Áreas de Áudio Pessoal: Algoritmos, Arranjos e Implementação”, que conta com financiamento outorgado pelo programa FIPE-Enxoval da UFSM e um acadêmico de graduação vinculado a ele. Clique aqui para conferir a tese completa.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.