Professor do CT é contemplado com Prêmio Pesquisador Gaúcho

O professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Hélio Leães Hey, foi contemplado pelo Prêmio Pesquisador Gaúcho na categoria de Engenharias. A cerimônia de entrega dos Prêmios será realizada no dia 18 de outubro, às 20h 30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

O Prêmio Pesquisador Gaúcho contempla a trajetória de pesquisadores de diversas áreas, bem como sua inserção e contribuições para a ciência. O professor Hélio foi o primeiro docente da UFSM a ser contemplado na área de Engenharias. “Esse tipo de reconhecimento é uma realidade hoje no CT. O Centro vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos tanto nacionalmente como internacionalmente”, afirma ele.

O professor Hélio destaca a trajetória e evolução do PPGEE da UFSM: “quando eu cheguei na UFSM, em 1994, o PPGEE era bastante incipiente, inclusive a CAPES recomendou seu fechamento. Mas, a partir de um trabalho muito forte de toda a nossa equipe, conseguimos amadurecer o programa e leva-lo para um patamar de referência nacional, como é hoje”.

Grande parte da contribuição do professor Hélio para a UFSM foi na área de gestão. “A gestão é necessária para que uma área se desenvolva dentro de uma instituição. E foi para isso que me dediquei durante a minha carreira. Nos últimos anos, eu tenho priorizado a gestão sobre a pesquisa por considerar que esse é um legado que eu posso deixar para a Universidade. Ainda assim, a pesquisa continua presente na minha vida”, conta ele.

Ao avaliar sua trajetória, o professor Hélio diz sentir-se realizado em alguns aspectos, em outros, não: “Onde eu passei, eu consegui deixar minha contribuição, e por isso me orgulho. Mas gostaria de ter avançado muito mais. Gostaria que, fruto das pesquisas realizadas pelas universidades, tivéssemos uma sociedade muito mais plural, que não criasse tanta exclusão. Todos temos uma responsabilidade de transformar a sociedade, e desejo que isso aconteça nos próximos anos”.

Confira a lista de vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.