Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação lançam aplicativo de mobilidade urbana

Saber a localização exata do ônibus é uma necessidade diária dos usuários do transporte coletivo de Santa Maria. Pensando nisso, três estudantes de Engenharia de Controle e Automação (ECA) da UFSM desenvolveram um aplicativo que possibilita o compartilhamento da localização do ônibus em tempo real. Partindo de uma startup localizada na incubadora Pulsar, o Buzee foi criado com o objetivo de ser interativo e inclusivo para a comunidade.

O projeto em si começou com uma sugestão do professor Rafael Beltrame, na disciplina Projeto Integrador, que é ofertada no oitavo semestre do curso. Thales Kenne, um dos desenvolvedores, acredita que a tendência de trabalhos extrapolando a sala de aula e se transformando em Startups está se desenvolvendo devido ao incentivo que o curso dá ao empreendedorismo, sendo um dos primeiros a ofertar a cadeira multidisciplinar chamada Atitude Empreendedora. “Sem esta disciplina, provavelmente seria apenas mais um projeto guardado na gaveta”, conta o estudante. Além do Buzee Mobilidade, a Lunix Energia, a Auster Tecnologia, a Qiron Robotics e a Hemotify são outras empresas que contam com a presença de alunos do curso ECA.

Quando entrou na universidade, Thales não se imaginava tendo uma empresa própria: “por opinião pessoal, acho que escolhemos um curso muito cedo em nossas vidas e ainda não sabemos bem o que queremos. Aos 18 anos, não tivemos experiências de vida suficiente para sermos capazes de definir o que queremos seguir de carreira”. Mas para quem está perdido e não sabe por onde começar, o estudante sugere que participe de grupos de pesquisa e empresas juniores, que é onde surgem experiências novas e muitas vezes mais motivação para continuar a graduação. A falta de interdisciplinariedade não foi um obstáculo para a equipe, justamente porque a incubadora oferece uma rede de contatos que dá suporte a quem está desenvolvendo projetos. E parcerias, como a que o Buzee Modalidade tem com a Nuvem Jr. também são de grande utilidade para resolver questões de design, de divulgação, e da parte financeira.

A equipe desenvolvedora aposta em um incentivo para os usuários. Quando uma determinada quantidade de quilômetros compartilhados é atingida o usuário ganha experiência, e assim que ele chega a uma nova fase é recompensado com um cupom de desconto do Polvo Ofertas. O download pode ser feito gratuitamente para dispositivos Android na Play Store e em breve será disponibilizado para iOS também.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.