Conheça a atividade “UAP nas salas de aula”

No inicio desse semestre a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP/CT) passou a desenvolver a atividade “UAP nas salas de aula”, que surgiu como proposta no projeto de ensino “Acolhe, CT!”, visando aproximar os calouros com a UAP do Centro de Tecnologia. Para isso, a atividade, que fica sob responsabilidade da pedagoga Simoni Hermes e da auxiliar em administração Celita Simões, tem como finalidades: identificar as escolhas pessoais dos acadêmicos, promover a escuta sensível, valorizar a coletividade na UFSM e produzir orientações acadêmicas. Até o momento, a ação já foi realizada nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica.

Em aproximadamente uma hora e meia de palestra, as responsáveis pela atividade propõem dinâmicas sobre a importância da coletividade na universidade, utilizando a técnica dos sapatos. “Essa dinâmica consiste na exposição dos motivos pelos quais os alunos optaram em usar os sapatos naquele dia e, após, a lembrança das histórias dos sapatos contadas pelos colegas, sendo esse um exercício de escuta sensível”, explica Simoni Hermes.

Através de imagens dispostas no chão da sala de aula, também abordam assuntos essenciais como os aspectos históricos e a estrutura organizacional e estrutural da UFSM, o Calendário Acadêmico, o Guia do Estudante, os projetos pedagógicos dos cursos, a matriz curricular, a frequência, a avaliação, o Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) e as possibilidades de apoio institucional na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) e na própria UAP. A servidora Celita conta que após as palestras de introdução, a procura dos acadêmicos à UAP aumentou: “Agora os alunos nos conhecem, porque já sabem que ajudamos com apoio psicológico e encaminhamentos, antes disso talvez eles não se sentiriam tão confortáveis vindo aqui”.

De acordo com Leandro de Oliveira, professor e coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, existem muitas demandas que ficam a cargo das coordenações de curso e muitas vezes não é possível cumprir todas, por isso considera importante o trabalho que a UAP está fazendo para promover a aproximação com os discentes. Os demais professores das disciplinas de Introdução à Engenharia e afins também avaliaram como significativas as ações desenvolvidas em prol da coletividade na UFSM.

Para mais informações sobre a atividade, entre em contato com a UAP/CT

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.