Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do CT é reconhecido como um “Outstanding Reviewer” de revista internacional



Certificado de premiação

O professor e coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Daniel Gustavo Allasia Piccili, foi reconhecido por se destacar como um excelente revisor da revista Journal of Hydrological Engineering – American Society of Civil Engineers (ASCE), um dos periódicos mais importantes da área de Engenharia I. Ele é revisor do jornal desde o ano passado, e já havia trabalhado como revisor de outras revistas, tais como: Journal of Hydrology, Hydrology Research, Meteorological Applications, Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Revista de Gestão de Águas da América Latina (REGA), Anais da Academia Brasileira de Ciências, Journal of Environmental Management e Journal of Water Management and Modeling.

Em 2013 o professor foi premiado com o melhor artigo do ano pela Associação Americana de Engenharia Civil (ASCE) e ele acredita que isso pode ter influenciado na decisão do editor-chefe da revista de convidá-lo para ser um revisor. O trabalho consiste em fazer comentários sobre o artigo e a pesquisa, formato, possibilidade de plágio, sugestões de melhorias, bibliografias adicionais e recomendações para o editor sobre se o trabalho deve ser aceito, recusado ou se alterações devem ser solicitadas.

Professor Daniel Allasia

Ele ainda conta que apesar de se tratar de um trabalho não remunerado e que consome tempo, ele é fundamental para o desenvolvimento da ciência. Além disso, sente-se motivado porque ser um revisor permite desenvolver habilidades de pensamento crítico, manter-se atualizado com as informações mais recentes da literatura e ter acesso avançado a resultados de pesquisa.

Em conclusão, ser reconhecido por esse trabalho significa que o corpo editorial da revista compreende que as suas contribuições melhoraram a qualidade dos artigos revisados. No entanto, ele não vê  esse reconhecimento apenas como uma conquista pessoal, pois mais do que isso, ele demonstra que as pesquisas desenvolvidas no grupo de Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias, na graduação, nos programas de pós-graduação de Engenharia Ambiental e Civil e, na UFSM como um todo, estão no padrão mundial. “Isso é muito importante, em momentos em que alguns não conseguem valorizar a contribuição da universidade no desenvolvimento regional e educacional”, finaliza.

Artigos, notícias e chamadas para submeter artigos ao Journal of Hydrological Engineering podem ser encontradas no site da ASCE.

 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 


 

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2521

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes