Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe da UFSM conquista 1° lugar em competição de Nanossatélites



Os alunos do curso de Engenharia Aeroespacial, Lorenzzo Mantovani e Mateus Venturini, juntamente com o professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Eduardo Escobar Bürger, venceram na categoria CanSat da segunda edição da competição latino-americana de nanossatélites, a CubeDesign. O evento, organizado pela pós-graduação de Engenharias do INPE, ocorreu em São José dos Campos – São Paulo, de 24 a 27 de Julho. 

Através do Projeto de um CanSat (satélite em formato de lata) na disciplina de CPIO IV, os alunos criaram a equipe “Ready, Sat, Go!” e seguiram a sugestão do orientador Prof. Eduardo de participar da competição. A equipe também contou com o apoio do professor André Luís da Silva, do aluno Renan Sacco, da Coordenação do curso de Engenharia Aeroespacial, Departamento de Engenharia Mecânica, Direção do CT e Programa NANOSATC-BR.

O projeto consiste em uma estrutura cilíndrica, próxima a geometria de uma lata de refrigerante onde, no interior da lata, estão presentes os equipamentos eletrônicos capazes de realizar as medições e atuações necessárias para a missão do projeto. Na competição, o CanSat era arremessado a aproximadamente 30 metros de altura por uma plataforma, desenvolvida pela organização. Durante todo o trajeto, o CanSat usava alguns sensores para medir a pressão atmosférica, aceleração, velocidade angular e campo magnético, permitindo que a equipe identificasse a trajetória e a hora certa de acionar o paraquedas para conseguir um pouso suave. 

O acadêmico, Matheus Venturini, acredita que o principal diferencial desde o início do projeto foi a metodologia aplicada. “Realizamos o projeto na base de Engenharia de Sistemas, analisando os requisitos mínimos da competição e como atingi-los. Estudamos diversos casos e identificamos o melhor, o que pode ser visto como uma maneira mais barata, fácil de construir e de operar”, explica. 

O evento é anual, e esta foi a segunda edição, mas é a primeira vez que uma equipe da UFSM, e uma equipe gaúcha, participa. Para Lorenzzo, é importante a participação em eventos como esse: “eu vejo essa vitória como um convite a futuras equipes de competição do Centro de Tecnologia, da UFSM a criarem projetos cada vez melhores na área.”

Além da experiência adquirida, a equipe ganhou medalhas, troféu, e um curso de Introdução à Engenharia e Tecnologia Espacial a ser ministrado na UFSM para demais alunos de Engenharia Aeroespacial. O CubeDesign foi a primeira iniciativa da America Latina a permitir a aproximação da comunidade com o desenvolvimento de pequenos satélites em um ambiente de competição. Possui categorias destinada a alunos de ensino básico, médio, graduação e pós-graduação. Acesse a página do evento para mais informações. 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgação de eventosdivulgação de notíciasdivulgação de dissertações e teses

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2765

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes