Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Intercâmbios entre Brasil e México em 2019



Intercâmbios entre o Brasil e o México marcaram o ano de 2019 no Centro de Tecnologia. Por meio do projeto Exceed-Swindon, coordenado pelo Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Elvis Carissimi, e financiado pelo governo alemão DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), estudantes de pós-graduação podem realizar pesquisas em outros países. Confira alguns dos intercâmbios do segundo semestre de 2019: 

Prof. Elvis em palestra sobre o futuro dos recursos da água na América Latina e Caribe.

Em outubro, o Professor Elvis participou da conferência do Exceed-Swindon no México que tinha como tema “O Futuro de Recursos de Água”. Ele deu uma palestra que abordou a disponibilidade hídrica e o saneamento ambiental na América Latina e no Caribe. No mesmo evento, em Mérida, ele foi eleito para ser Coordenador do Projeto no âmbito da América Latina. A nova função consiste em organizar e liderar as atividades das universidades latino americanas, juntamente com as instituições das demais regiões geográficas do mundo, sob a coordenação geral da Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha. 

A estudante Mariana Quesadas (Universidade Autônoma do México – UNAM), finalizou seu estágio de doutorado sob orientação do Prof. Elvis Carissimi pelo Exceed-Swindon, e voltou para o México. Ela ficou 3 meses no Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente trabalhando com tecnologias inovadoras para remoção de microplásticos e microfibras. De acordo com Mariana, a experiência na UFSM foi enriquecedora: “além de conhecer os equipamentos e a pesquisa realizada na Universidade, eu também aproveitei a natureza e fiquei maravilhada com a quantidade de verde e pássaros no campus. Além disso, tive a oportunidade de assistir uma ópera”, ela conta. 

As alunas de mestrado, Nicoly Welter, e, de doutorado, Jandira Leichtweis, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAMB) retornaram de seu estágio de pós-graduação na UNAM, na Cidade do México, na primeira semana de dezembro. Ambas ficaram 3 meses trabalham intensivamente com Processos Oxidativos Avançados sob a orientação da Dra. Alma Chávez. 

Para Nicoly, essa troca de experiências com outro país é muito importante, pois cada um tem sua cultura e maneira de trabalhar, e o aprendizado de algo novo permite a melhora mútua da qualidade do trabalho. E Jandira conseguiu desenvolver e dar continuidade ao seu trabalho: “durante o intercâmbio consegui fazer diversas caracterizações do meu fotocatalisador suportado que havia sintetizado na UFSM. Foi muito importante, pois muitas das caracterizações não poderiam ser feitas na UFSM”. 

 

 

O Projeto Exceed-Swindon está passando uma renovação de 3 anos. Quem tiver interesse em participar, deve ser aluno da UFSM, estar na pós-graduação e desenvolver um trabalho de pesquisa voltado para a área ambiental. Também é imprescindível dominar o idioma inglês e ter conhecimentos de espanhol. Quem atender estes quesitos pode escrever para ecarissimi@gmail.com e agendar uma conversa com o Professor. 

 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-3045

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes