PET-CC oferece o Curso de Google Classroom para professores da rede Pública Estadual

O Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PET-CC) da UFSM está ofertando no período de 1º a 29 de junho o Curso de Google Classroom para professores da rede pública estadual. Os professores Giovani Rubert Librelotto, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação, e Bruno Augusti Mozzaquatro, do Colégio Politécnico, são responsáveis pelo acompanhamento de todas as postagens e atividades no âmbito deste curso.

A iniciativa tem como base a determinação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para que as aulas nas redes pública e privada fossem retomadas em modelo de ensino remoto – na rede pública pela plataforma Classroom, do Google for Education.

A fim de contribuir com a educação pública, o PET-CC ofertará este Curso, durante as próximas 4 semanas, de forma online e gratuita. Uma apresentação do Curso está disponível no vídeo a seguir:

Mais informações sobre o curso

Será a terceira edição deste curso, apenas no semestre corrente. A primeira edição foi específica para a Escola Municipal 18 de Abril, de Fortaleza dos Valos/RS, com 13 professores capacitados. A segunda edição teve como público alvo professores da rede municipal de Santa Maria/RS, totalizando 285 professores capacitados.Esta terceira edição está aberta a professores do ensino público estadual, entretanto, enquanto houver vaga, estará disponível também para demais professores interessados.

O curso é todo baseado em vídeos-aula. A cada dia, nas primeiras duas semanas do curso, será postado um vídeo explicativo exatamente às 8 horas da manhã, seguindo a ementa:

Aula 00 – Apresentação do Curso de Google Classroom

Aula 01 – Criando uma turma no Google Classroom

Aula 02 – Realizando postagens em uma turma no Google Classroom

Aula 03 – Como uma instituição de ensino pode solicitar acesso ao G Suite for Education

Aula 04 – Criação e correção de atividades no Google Classroom

Aula 05 – Aplicativo (app) do Google Classroom no Android

Aula 06 – Aplicativo (app) Google Classroom no iOS e iPhone

Aula 07 – Reaproveitamento de postagens no Google Classroom

Aula 08 – Perfis institucionais x perfis comuns

Aula 09 – Como entregar arquivos em uma atividade no Google Classroom

Aula 10 – Compartilhando arquivos entre alunos e professores

Aula 11 – Como excluir turmas no Google Classroom

Aula 12 – Dicas de como usar o Google Classroom com seus alunos

Aula 13 – Usando o Google Meet em reuniões online

Aula 14 – Usando o Google Jamboard como quadro em branco

Aula 15 – Publicando um vídeo no YouTube

Aula 16 – Encerramento do Curso de Google Classroom

Inscrição, participação e certificado

O pré-requisito para participar do curso é possuir uma conta do Google ou Gmail.

Para realizar a inscrição, siga os passos abaixo descritos:

1. Acesse: http://classroom.google.com
  2. Clique no ícone +
  3. Selecione a opção “Participar de turma”
  4. Digite o seguinte código: v6dpzhc

Será solicitado, a todo inscrito, um comprovante de docência para que o mesmo possa participar de todas as atividades.

Ao longo do curso, haverão 4 atividades avaliativas. Todo aluno que tiver aproveitamento mínimo de 70% terá direito ao certificado de conclusão do curso, emitido pelo PET-CC da UFSM.