Professor do DEQ realiza estadia de três meses na França pelo programa CAPES-PRINT

O professor Guilherme Luiz Dotto, do Departamento de Engenharia Química, esteve em Missão de Trabalho na França pelo Programa CAPES-PRINT, que promove a mobilidade acadêmica para discentes e docentes. Dotto foi à França no início de janeiro e voltou no início de abril, completando a estadia de 3 meses. Durante a estadia, o professor visitou diversas instituições de Ensino Superior, desenvolveu e consolidou projetos de pesquisas e compareceu a reuniões com editores de periódicos internacionais. Ele também atuou como professor visitante na Universidade de Rouen-Normandia, onde desenvolveu atividades de pesquisa em terras rasas. A visita tinha o objetivo de fortalecer a parceria com as universidades que participam do programa CAPES-PRINT e abrir portas para os alunos da UFSM com interesse na mobilidade acadêmica.

Na França, Dotto desenvolveu atividades nas universidades de Lorraine, Bordeaux e Rouen Normandie. Ele também realizou uma visita à Swedish University of Agricultural Sciences, na Suécia. A Missão de Trabalho fortaleceu parcerias já estabelecidas e abriu novas portas para a pesquisa nas áreas de operações unitárias para a valorização de resíduos e desenvolvimento de materiais. O professor ressaltou que, neste tema, “as pesquisas realizadas no Departamento de Engenharia Química da UFSM estão nos mesmos patamares ou mais avançadas que as pesquisas na Europa […] Isso mostra que, independente de fatores financeiros, pesquisas importantes vêm sendo desenvolvidas pelo nosso grupo e por diversos colegas na UFSM que conseguem atingir patamares de excelência”.

Como professor visitante na Universidade de Rouen-Normandia, Dotto realizou pesquisas na área de terras raras, simulação computacional via DRT e também escreveu artigos em parceria com a instituição. Ele apresentou o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos Adsortivos e Catalíticos (ENGEPAC), do qual é coordenador, aos pesquisadores e professores. As palestras ministradas aconteceram entre os dias 27 de fevereiro e 22 de março e abordaram temas como adsorção, catálise e produção de materiais a partir da valorização de resíduos para aplicação em processos ambientais. No campus de Évreux, apresentou uma palestra de caráter didático sobre a biossorção para o tratamento de água para alunos da pós-graduação. Esta palestra também foi ministrada em Lorraine e em Umea, na Suécia.

Além destas atividades, Dotto também participou de um encontro com o editor chefe do Periódico Environmental Science and Pollution Research-Springer, do qual é editor desde 2012. Foram firmadas parcerias de publicação de artigos científicos com os pesquisadores franceses, para fortalecer as pesquisas. O professor também se reuniu com o presidente da Associação Francesa de Adsorção, buscando abrir portas para futuras estadias de alunos ou professores na Universidade de Lorraine, que terão a oportunidade de trabalhar com modelagem e simulação de sistemas de adsorção utilizando DFT.

Em dois anos seguidos, o professor Guilherme Luiz Dotto foi incluído na lista dos 2% pesquisadores mundiais mais influentes em suas áreas de pesquisa. Esse reconhecimento internacional mostra a importância das atividades de pesquisa executadas no país para o desenvolvimento técnico e social. Mais informações sobre o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos Adsortivos e Catalíticos, coordenado pelo professor Dotto, podem ser encontradas na página do projeto no Instagram

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!