Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Alunos do CT participam de competição de futebol de robôs no Uruguai

Alunos do Centro de Tecnologia participaram da primeira edição da competição de robótica URUCUP, realizada na Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) em Rivera. A competição, que aconteceu no dia 14 de abril, tinha como objetivo promover a interação entre os participantes da UFSM, FURG, UFPEL e UTEC. O grupo de estudantes do CT, acompanhados do professor Anselmo Cukla, participou da única categoria disputada na competição, a Small Size League.

A comitiva da UFSM foi formada pelos alunos Natã Ismael Schmitt, Leonardo Ferreira Pereira e Bruno Silva de Castro, dos cursos de Engenharia e Controle e Automação e de Ciências da Computação. Na competição, as equipes foram formadas por alunos das quatro instituições, com um membro da UTEC responsável, para estimular a partilha de conhecimentos e experiências na área de programação.  O estudante de Engenharia de Controle e Automação, Leonardo Pereira, explicou como foi organizada a competição: “Toda parte mecânica elétrica ficou por conta do pessoal da UTEC e nós, das outras universidades, fomos separados em equipes e tínhamos que fazer a programação, de forma remota, testando em simuladores para no dia só mandar para os robôs e competir. Mas na prática, o comportamento nos simuladores estavam muito diferentes do comportamento real dos robôs, que também não estavam cem por cento prontos”. Leonardo também relatou que o grupo foi bem recebido na UTEC, “estava um clima muito bom, foi super divertido. Ficamos numa sala grande e aconchegante trabalhando para resolver os problemas para a competição, as pessoas de todas as universidades se juntaram para compartilhar informações de como estavam resolvendo os problemas”.

A URUCUP foi aberta à comunidade e escolas da região de Rivera levaram seus alunos para assistir a competição. O evento solidificou a importância e o potencial da robótica para o futuro da tecnologia e da educação. A UFSM já tem uma parceria firmada com a FURG no projeto Butiá Bots, que desenvolveu a robô Doris, campeã brasileira da categoria @Home, mas a URUCUP serviu para aproximar as demais universidades, buscando parcerias futuras. O professor Anselmo Cukla considerou positiva e promissora a experiência de conhecer uma nova instituição com foco em robótica. “Esse evento proporcionou a chance de estabelecer novos contatos com docentes, alunos e grupos de pesquisa da área, o que permitiu a troca de ideias e a possibilidade de futuras parcerias em áreas de competição e pesquisa”, relatou o professor do DPEE.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!