Semanas Acadêmicas foram realizadas na última semana no Centro de Tecnologia

De 24 a 28 de abril, duas semanas acadêmicas foram organizadas no Centro de Tecnologia. A XXI Semana Acadêmica do CT (SACT), organizada pelo Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia (DACTEC), aconteceu de segunda a sexta e contou com mais de 15 palestras e 7 minicursos aos alunos do Centro. A IV Semana Acadêmica da Engenharia Acústica, organizada pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Acústica, começou na terça-feira e promoveu um ciclo de palestras com temas da área da acústica.

XXI Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia.

As palestras ministradas durante a SACT abordaram diversos assuntos da área tecnológica como: inteligência artificial, mercado financeiro, inovação e empreendedorismo, segurança no mundo cibernético, mobilidade elétrica e robótica. Todas as palestras foram realizadas no Auditório Wilson Aita, exceto a palestra extra sobre “Reflexões sobre o 5G no Brasil”, que foi realizada na Sala 355, no Anexo A. A SACT contou com a inscrição de 130 alunos do Centro, número superior ao esperado pelo Diretório Acadêmico devido ao longo período sem realizar o evento.

Também foram promovidas palestras para orientar os alunos sobre a transição do ambiente universitário ao mercado de trabalho e a jornada na profissão. Além disso, os alunos ouviram o responsável pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), que falou sobre as possibilidades de intercâmbio para os alunos da UFSM, e a chefe do Setor de Apoio Pedagógico do CT (SAP CT), Simoni Timm Hermes, que apresentou uma palestra sobre “Apoio Pedagógico: Itinerários Formativos”. O DACTEC também ofereceu 7 minicursos de: Revit, LaTex, ANSYS, Python, Solidcam, Solidworks e Instalações Elétricas, que foram ministrados nas instalações do NUPEDEE e no CTISM.

IV Semana Acadêmica da Engenharia Acústica.

A IV Semana Acadêmica da Engenharia Acústica promoveu um ciclo de palestras que contou com aproximadamente 57 pessoas, entre alunos, professores e figuras importantes do ramo. Uma das palestrantes mais esperadas foi Marina Duarte, que veio ao CT de Belo Horizonte para falar sobre sua pesquisa sobre o impacto do ruído na fauna local. O Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica organizou a programação do evento para abordar tópicos da área que não são desenvolvidos em sala de aula e apresentar a diversidade de atuação profissional.

As palestras promovidas abordaram assuntos como: produção fonográfica, BIM, imagens sonoras, espalhamento acústico e poluição sonora. O Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica, que começou a organização do evento em setembro do ano passado, programou a semana para abordar tópicos da área que não são desenvolvidos em sala de aula, apresentar a diversidade de atuação profissional e complementar os estudos das disciplinas.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!