Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CT sedia o Seminário Nacional sobre Infraestrutura e Operação dos Sistemas de Transportes nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira (04), foi realizado o Seminário Nacional sobre Infraestrutura e Operação dos Sistemas de Transportes, no Auditório Wilson Aita. O evento contou com a presença de profissionais da área, autoridades do governo de Santa Maria e representantes de órgãos nacionais de infraestrutura. Com organização do Grupo de Estudos em Mobilidade (GeMob), foram realizados dois painéis durante o dia, onde foram discutidos temas da infraestrutura regional e nacional, com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ministério de Infraestrutura, Infra S.A. e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O seminário foi aberto a todos os estudantes do Centro de Tecnologia e gerou certificado aos participantes.

A mesa de abertura contou com fala de representantes da UFSM, da ANTT, da Prefeitura de Santa Maria e do Governo do Estado. O organizador do evento, professor Carlos Félix, deu início a cerimônia com agradecimentos aos participantes da mesa e a organização do evento, além de fazer um breve comentário sobre a importância de discutir o sistema de transportes no Brasil. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice-prefeito, Rodrigo Décimo, deram início à mesa falando sobre a questão rodoviária na cidade, a mobilidade urbana e a importância da parte técnica em projetos de infraestrutura. Em sua fala, o diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, expressou a importância de elevar o nível técnico dos profissionais da área do transporte e conectar a pesquisa às necessidades da sociedade brasileira.

Durante o seminário, foram discutidas políticas, diretrizes, investimentos e aspectos regulatórios do Sistema de Transportes no país e no Rio Grande do Sul. O primeiro painel, que aconteceu durante a manhã, contou com palestras do Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, do Diretor da Infra S.A., Cristiano Della Giustina, do Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Luciano Faustino e da Superintendente de Projetos na Infra S.A., Larissa Wendling. Os participantes do primeiro painel discutiram as Políticas Públicas de Transportes no Brasil, apresentando suas áreas de trabalho e explicando o planejamento das políticas presentes no sistema de infraestrutura nacional. 

O segundo painel, que aconteceu durante a tarde, discutiu os desafios e o futuro da regulação e da infraestrutura de transportes terrestres. A mesa foi composta pelo presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), Luis Afonso dos Santos Senna, pelo Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Fernando Mosna, pelo Subsecretário de Concessões do RS, Gabriel Fajardo, e pelo Diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. 

A estudante de Engenharia Civil e participante do GeMob, Jennifer Vendrusculo, afirmou que aproveitou muito o contato com as áreas, departamentos e organizações que fazem parte de suas pesquisas. “A gente nem imagina quem são as pessoas que estão por trás dos departamentos que a gente normalmente cita nos nossos artigos, então pra mim foi muito válido esse contato. Gostei bastante tanto de organizar quanto de participar”, relatou a discente. Depois de assistir o primeiro painel, a estudante de Engenharia Civil e participante do GeMob, Carolina Matos, afirmou que foi muito gratificante ver a engenheira Larissa Wendling na mesa representando as mulheres, “ter ela aqui foi muito bom, muito importante, fez com que a gente se enxergasse nela e ver também que é possível chegar no lugar que ela está”. 

Professor Carlos Félix e participantes do grupo GeMob.

O professor do Departamento de Transportes, Carlos Félix, que organizou o evento, ficou muito feliz em trazer para o CT um evento de porte nacional como este, “falando sobre perspectivas profissionais, desafios de operação, de investimento e de regulação dos transportes. Isso é um grande acréscimo às minhas aulas de sistemas de transporte. É uma oportunidade profissional, de conhecimento e de futuro para os alunos, e eu fico muito feliz de ter tido a oportunidade de demonstrar tudo isso”. 


Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4308

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes