Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comunicação do CT lança série de entrevistas em plataforma de streaming

Podcast de entrevista recebe docentes, discentes e servidores para divulgar trabalhos, pesquisas e atividades do Centro. 



Em abril deste ano, a Subdivisão de Comunicação do Centro de Tecnologia (SCOM CT) lançou o “Café com CT”, uma série de entrevistas do podcast “CTCast” para divulgar atividades realizadas dentro do CT. A ideia do podcast surgiu no ano passado, desenvolvida por alunos da disciplina de Assessoria de Relações Públicas, do curso de Comunicação Social. A série é apresentada pela bolsista de Jornalismo da SCOM, Luísa Monteiro, e recebe quinzenalmente docentes, discentes e servidores para tomar um café e conversar sobre a importância das atividades, trabalhos e pesquisas desenvolvidas no Centro. 

O primeiro episódio foi lançado na plataforma de streaming no dia 24 de abril e, desde então, os episódios vêm sendo lançados quinzenalmente. Na estreia, a série recebeu o diretor do Centro, Tiago Bandeira Marchesan, para falar sobre os Programas de Pós-Graduação do CT (PPG), a importância das pesquisas desenvolvidas e os impactos das inovações tecnológicas na comunidade santa-mariense.

Divulgação de pesquisa

O podcast já recebeu dois pesquisadores de PPGs para explicar algumas das pesquisas desenvolvidas no Centro. No segundo episódio, a convidada foi a doutoranda do PPG em Engenharia Ambiental, Tamires Rosso Strock, que falou sobre sua pesquisa: “Biomonitoramento de contaminantes de preocupações emergentes no Rio Uruguai: uma abordagem integrada da qualidade da água e biomarcadores em ASTIANIX SP”. Ela também relatou a rotina de desenvolvimento da pesquisa e a importância de seus estudos em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais. 

O quarto episódio da série recebe o estudante de pós-doutorado do PPG de Engenharia de Produção, Jones Luís Schaefer. Ele explicou sua pesquisa de doutorado: “Framework para diagnóstico e gestão de ambientes de Energy Cloud”, que é inovadora na área de gestão de energy cloud. Em abril, a tese foi selecionada para representar o PPGEP no Prêmio CAPES de Tese de 2023. Além disso, ele relatou o desenvolvimento de pesquisas em energy cloud no grupo de pesquisa que participa, o Núcleo de Inovação e Competitividade, e também falou sobre seus planos em implementar o framework desenvolvido na indústria.

Outros projetos

O terceiro episódio da série foi protagonizado por representantes da Bombaja, projeto de ensino e pesquisa que trabalha com o projeto e a fabricação de um protótipo Baja SAE. O Eduardo da Silva, capitão da equipe e gerente de suspensão e direção, e a Maryana Pereira, gerente de design e ergonomia e marketing, contaram sobre a rotina e organização do projeto, como foram as últimas competições e quais são os planos para o futuro da Bombaja. O projeto se preocupa com a formação dos participantes e oferece uma oportunidade de botar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de aproximar a equipe do mercado de trabalho. 

Todos os docentes, discentes e servidores estão convidados a participar do “Café com CT” e divulgar as atividades que desenvolvem no Centro. Os interessados podem agendar um horário para gravação através do Google Agenda, ou entrar em contato através do e-mail: noticiasct@ufsm.br.


Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4347

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes