Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) oferece visita técnica na ERS 516

Alunos do curso de Engenharia Civil puderam aprender sobre os desafios enfrentados nas obras de adequação da rodovia.

No dia 30 de maio, o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) organizou uma visita técnica para os alunos do curso de Engenharia Civil nas obras de adequação da rodovia ERS 516, que conecta Santa Maria a São Martinho da Serra. As turmas de Rodovias I e II, Mecânica dos Solos e Materiais de Infraestrutura tiveram a oportunidade de observar de perto detalhes do projeto da rodovia e o andamento das obras promovidas pelo DAER/RS. A atividade se enquadra no projeto de ensino “Aplicação de metodologias ativas e experiências inovadoras de ensino-aprendizagem tecnológico”, coordenado pelo prof. Dr. Alejandro Ruiz Padillo, do Departamento de Transportes. O projeto propõe visitas a obras e empresas relacionadas à área em ambiente real.

Durante a visita, o engenheiro Felipe Saldanha, da empresa Continental, responsável pelo andamento das obras, detalhou aspectos técnicos e apresentou os desafios geológicos, hidrológicos e de uso do solo que a empresa enfrentou ao longo da obra, além dos estudos preliminares e de execução realizados. Essa visita proporcionou aos alunos uma experiência prática de situações reais encontradas no campo de obra, onde puderam ver de perto um estudo preliminar com o aparelho de deflectômetro de impacto, usado para avaliar a condição e a capacidade de suporte da sub-base já executada in loco, assim como detalhes da alocação de estacas, escolha de áreas de empréstimo de terras e bota-fora, e construção de obras de drenagem e taludes da rodovia, de caminhos de serviço.

O engenheiro Jader Barbosa Rodrigues, representante do DAER, também apresentou os projetos da rodovia, trazendo detalhes técnicos e destacando os requisitos exigidos pela Autarquia estadual para a execução da obra, além de compartilhar os documentos técnicos finais de execução e de seções transversais impressos, oferecendo uma abordagem prática do que os alunos executam nas disciplinas relacionadas.

No decorrer da visita, os professores Alejandro Padillo, Tatiana Cervo e Silvio Schuster, do Departamento de Transportes, acompanharam as turmas e enriqueceram a visita com contribuições teóricas, estabelecendo uma ponte importante entre os conceitos aprendidos em sala de aula e sua aplicação prática no meio rodoviário, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e crescimento para os estudantes.

O projeto de ensino mencionado visa proporcionar aos alunos experiências práticas inovadoras para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos principais tópicos do planejamento e desenvolvimento do projeto geométrico de infraestruturas rodoviárias, suas normas e diretrizes. O projeto tem como objetivo capacitar os alunos a projetar estradas seguras, sustentáveis e eficientes, levando em consideração os aspectos técnicos, ambientais e econômicos.

Thaís Dutra, bolsista do projeto e acadêmica do curso de Engenharia Civil, colaborou na organização da visita e destaca a importância da possibilidade dos alunos realizarem visitas desse tipo para verificar em ambientes reais os conceitos e problemas abordados em sala de aula, assim como ter contato direto com engenheiros que atuam em empresas e órgãos oficiais relacionados ao ramo da engenharia rodoviária.

Com informações de Prof. Alejandro Ruiz Padillo, Dr. Eng.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!