Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto SIS Astros realiza testes de integração entre simuladores VIRTUAL e COMBATER

A reunião de trabalho foi realizada nos dias 30 e 31 de maio no Forte Santa Bárbara, Goiás.



A equipe do Projeto Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes, realizou uma reunião de trabalho nos dias 30 e 31 de maio, no Forte Santa Bárbara, em Formosa, Goiás. Durante a reunião, foram realizados avanços técnico-científicos do projeto que está atualmente em sua segunda fase. A comitiva da UFSM foi formada pelo coordenador do projeto, Raul Ceretta Nunes, juntamente com os alunos da Pós-Graduação em Ciências da Computação, João Gabriel da Cunha Schittler e Henrique de Oliveira Gresseler, e o professor Luis Alvaro de Lima Silva. 

Também estavam presentes os militares do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), da Diretoria de Sistemas e Material de Emprego Militar (DSMEM), e do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), representado pela equipe do Programa Estratégico do Exército Astros. O projeto tem objetivo de equipar o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, do Forte Santa Bárbara, com recursos de simulação militar. O SIS-Astros GMF é financiado por um Termo de Execução Descentralizada (TED) do Exército Brasileiro com a UFSM.

Na reunião dos dias 30 e 31, foram realizados testes entre o simulador virtual tático (SVTAT), desenvolvido pela UFSM, e o Simulador Construtivo SWORD, desenvolvido pela empresa francesa MASA, para ajustar os parâmetros de integração entre os softwares. Os testes devem viabilizar o uso dos simuladores em um mesmo exercício de treinamento e adestramento do Exército Brasileiro. Estes avanços irão possibilitar a participação de SU de Mísseis e Foguetes no exercício de simulação construtiva no âmbito da Experimentação Doutrinária da Força Terrestre na Defesa do Litoral, que é coordenada pelo Comando Militar do Norte. A Experimentação está prevista para ocorrer no segundo semestre do corrente ano.

Com informações do Escritório de Projetos do Exercito Brasileiro.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4382

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes