Homenagem a Gilse Antoninha Morgental Falkembach

Câmara de Vereadores de Santa Maria a reconhece pelo seu trabalho como primeira professora de Informática da UFSM

Em 2022, o município de Santa Maria comemorou o 19º lugar no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) do Brasil. O coração do Rio Grande também figura como a cidade “mais expressiva no desenvolvimento de startups” quando se olha para além do eixo Porto Alegre – Região Metropolitana (Instituto Caldeira, 2021). Mas não é de hoje que Santa Maria inspira inovação e pioneirismo.

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Santa Maria prestou homenagem a Gilse Antoninha Morgental Falkembach, 78 anos, pelo seu trabalho como primeira professora de Informática da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. “Figura emblemática na área de educação e na informática. Seu pioneirismo é digno de reconhecimento. Desbravou caminhos e abriu portas para pesquisa e extensão”, ressaltou o vereador Givago Ribeiro, atual Presidente da Câmara.

Inovação e cultura empreendedora são dois critérios que determinam o potencial empreendedor de uma cidade. As estruturas que vêm se desenvolvendo em Santa Maria guardam no seu DNA a relação com a educação – e a informática da UFSM foi o berço de muitas iniciativas que hoje projetam o município no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Santa Maria possui oito instituições de ensino superior (IES), que englobam aproximadamente 40 mil alunos. A Universidade Federal de Santa Maria, criada em 1960 como a primeira universidade federal do interior do país (UFSM), hoje convive com outras universidades, faculdades e centros universitários. Além da UFSM, a professora Gilse atuou na formação de alunos de outras instituições sendo, inclusive, agraciada durante a homenagem com a presença da irmã Iraní Rupolo – reitora da Universidade Franciscana.

Sempre atenta aos avanços e potencialidades da tecnologia – inclusive para a própria educação e desenvolvimento humano – Gilse comentou sobre sua jornada, agradeceu a homenagem recebida e declarou sentir-se bem acolhida por Santa Maria (é natural da vizinha, Faxinal do Soturno)

Imagem.png

Um levantamento recente, liderado pela Professora Marcia Pasin, identificou que quase 100% dos egressos do Curso de Ciências da Computação da UFSM estão, ou estiveram recentemente, trabalhando na área, seja na indústria, na academia ou mesmo cursando pós-graduação. O trabalho traz uma “nuvem” com empresas no mundo todo que contam com profissionais formados pela UFSM. Ex-alunos, professores e os ex-reitores Felipe Muller e Clovis Lima também prestigiaram a Gilse Morgental Falckemback na homenagem.

Com informações de Milena Kurz Dias