Iniciado projeto voltado à aplicação de hidrogênio no setor agrícola

Parceria entre universidades e indústria de equipamentos terá um aporte de quase R$ 2 milhões.

O projeto “Soluções de Propulsão a Hidrogênio para Motores de Combustão Interna de Máquinas Agrícolas” foi contemplado na seleção pública cujo o objetivo é de formação de redes voltadas à atuação nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças . Serão desenvolvidos dois veículos demonstradores: um trator a hidrogênio com motor de combustão interna e um veículo de carga híbrido-elétrico a hidrogênio. O projeto é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e terá um aporte de até R$ 1.999.399,44, a serem investidos em infraestrutura, com modernos equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento.

A execução do projeto será a partir da parceria entre a  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Feevale, e a Agrovec Indústria de Equipamentos Ltda. Na UFSM, o projeto será realizado mediante atuação conjunta entre o Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas (NEMA) e o Grupo de Pesquisas em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT-CT). Estarão envolvidos os Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Engenharia de Produção.

O uso de hidrogênio verde em máquinas agrícolas permite alcançar zero emissões de poluentes, do tanque à roda, ao mesmo tempo em que contribui para a descarbonização do setor. Os benefícios são potencializados ainda pela aplicação de arquitetura híbrido-elétrica movida a hidrogênio. O projeto possibilitará o desenvolvimento de tecnologias e a capacitação de profissionais especializados no assunto.

Com informações de: Prof. Dr. Mario Eduardo Santos Martins

Editado por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!