Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe de Foguetemodelismo, Tau Rocket Team, representou o CT-UFSM na LASC 2023 

Em evento de estreia da equipe, foi realizado o lançamento do projeto Quark de motor sólido com apogeu de 500 m.



Entre os dias 24 e 27 de agosto, a Tau Rocket Team, equipe de Foguetemodelismo da Universidade Federal de Santa Maria, composta por membros da Engenharia Aeroespacial, representou o Centro de Tecnologia na cidade de Tatuí, no interior de São Paulo, durante o Latin American Space Challenge 2023 (LASC). O evento é uma competição anual de foguetes e satélites que reúne equipes de todo o mundo. Na edição deste ano, 89 equipes de 13 países diferentes estiveram presentes, totalizando 102 foguetes e 43 satélites.

 A Tau Rocket Team foi criada no final de 2020 com o intuito de participar de competições de foguetemodelismo. O grupo trabalha ativamente na pesquisa, projeto e construção de sistemas de foguetes. Atualmente, possui três projetos de foguetes distintos: o foguete Photon, de motor híbrido com apogeu de 1 km; o Quark, de motor sólido com apogeu de 500 m; e o Neutrino, de motor sólido com apogeu de 100 m.

A participação da equipe na competição deste ano começou em janeiro com a divulgação do edital. Durante pouco menos de oito meses, desde a inscrição até o LASC, o grupo trabalhou na criação e adaptação do projeto Quark para a categoria de 500 metros com motor sólido. Eles solucionaram diversos problemas relacionados à engenharia, bem como à baixa disponibilidade de materiais e ferramentas necessárias para o projeto. O foguete Quark foi projetado, construído e montado pela equipe, com auxílio da Fábrica CT e do Laboratório de Tecnologia Mecânica e Aeroespacial (NUMAE) na manufatura de determinadas peças.

O primeiro dia do evento contou com palestras e apresentações, enquanto os três dias seguintes foram dedicados aos lançamentos. No primeiro dia de lançamentos, o grupo finalizou a montagem do foguete, que demandou cerca de 40 horas de trabalho, durante o transporte, hospedagem e preparação no local da competição. Passaram por duas etapas de avaliação antes de obter a aprovação da equipe de organizadores da competição para o lançamento. Três membros da equipe levaram o foguete até a plataforma de lançamento, onde realizaram as preparações finais antes de retornar para a área de segurança. Após a contagem regressiva, o foguete ligou o motor e voou. Durante a subida, o voo foi perfeito, mantendo-se estável mesmo com a forte ventania no local. No entanto, o sistema de recuperação não funcionou corretamente, e o foguete caiu de forma balística a cerca de 450 metros de altura até o chão, sofrendo danos na eletrônica, embora o motor tenha permanecido intacto.

Os resultados divulgados no final da competição revelaram apenas os dois primeiros colocados de cada categoria, o que a equipe infelizmente não conquistou e agora está na espera da divulgação dos resultados finais para saber sua real colocação, visto que haviam 22 projetos competindo na categoria. Esta foi a primeira participação da Tau Rocket Team em uma competição, e um foguete nunca tinha sido lançado anteriormente pela equipe, apenas testados seus sistemas separadamente. Portanto, o grupo expressou imensa satisfação por ter conseguido lançar o foguete em sua primeira tentativa na competição e por ter recebido diversos elogios de outras equipes  e dos organizadores da competição pelo seu projeto.

A equipe contou com 22 integrantes na competição, divididos em setores responsáveis por diferentes partes do foguete e da equipe, incluindo os setores de:  Gestão de Pessoas, Propulsão, Aerodinâmica, Estruturas, Eletrônica, Recuperação e Testes em Solo. Já visando a próxima competição, a equipe pretende atualizar o projeto Quark, corrigindo os erros encontrados durante o projeto e a competição, para garantir um lançamento mais limpo e seguro e para assegurar que o sistema seja recuperado na próxima tentativa. Além disso, o grupo percebeu que seu projeto é robusto o suficiente para participar das categorias mais avançadas, então seu principal foco será criar um foguete com motor sólido de 1 km de apogeu para 2024.

Caio Erbiste, Capitão da Equipe e acadêmico do 10º Semestre de Engenharia Aeroespacial, destacou a importância do lançamento e da experiência para o grupo: “O lançamento do foguete Quark é a finalização de um projeto de dois anos de duração, no qual trabalho desde meu ingresso na equipe. É algo muito gratificante ver o fruto de todo esse trabalho voando na competição. Foi uma experiência surreal ver não só o nosso projeto, mas diversos outros sendo lançados, observar seus erros e acertos, rir e chorar junto com diversas pessoas de todo o país e do mundo, seja em inglês ou no ‘portunhol’. Foi uma experiência que fez valer a pena todo o esforço e as dificuldades até aquele momento.”

Assim como Nelson Ciancaglio Netto, Gerente de Aerodinâmica e acadêmico do 6º Semestre de Engenharia Aeroespacial, enfatizou o trabalho e esforço da equipe para realizar o lançamento: “Depois de quase dois anos de trabalho, palavras não são capazes de expressar a emoção de acompanhar o lançamento do Quark na segunda maior competição de foguetemodelismo do mundo, o Latin America Space Challenge 2023. Tudo e mais um pouco do que poderia dar errado, deu. No entanto, com muito esforço e pouco – ou nenhum – descanso, solucionamos cada um dos problemas para garantir que o primeiro lançamento de um foguete da UFSM fosse um sucesso. O aprendizado foi infinito e estamos ainda mais preparados e motivados para as próximas competições. Meu mais sincero obrigado a todos que contribuíram para que esse sonho virasse realidade.”

Acompanhe a Tau Rocket Team e fique atento para o próximo processo seletivo da equipe que ocorrerá em breve! 

 


Com informações de: Equipe Tau Rocket Team

Editado por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4522

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes