Palestra sobre Empreendedorismo Espacial e NewSpace com Lucas Fonseca

Alunos da UFSM são motivados a explorar o futuro aeroespacial brasileiro

Na última quinta-feira, 28 de setembro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu o empreendedor espacial Lucas Fonseca, CEO das empresas Airvantis e Stratolit, para uma palestra sobre Empreendedorismo Espacial e NewSpace. O evento, que aconteceu na Sala Empreendedora do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, foi uma oportunidade para os alunos do curso de Engenharia Aeroespacial explorarem os conceitos e desafios do setor espacial brasileiro e internacional.

Lucas Fonseca, que ficou famoso por integrar a missão Rosetta, a primeira a pousar uma sonda em um cometa, e por idealizar a missão Garatéa, uma tentativa pioneira de enviar uma sonda brasileira para a lua, compartilhou suas experiências e insights durante a palestra. A apresentação foi seguida por uma sessão de perguntas e respostas, onde os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre empreendedorismo no setor espacial, motivação de Lucas Fonseca na área, captação de recursos e outros tópicos relacionados.

A palestra foi transmitida por meio do IdeaHub HUAWEI para videoconferências, permitindo que um público mais amplo, além dos alunos presentes, participasse do evento virtualmente. A iniciativa faz parte da disciplina complementar de graduação (DCG), Empreendedorismo e Inovação para Engenharia Aeroespacial, que está sendo oferecida pela primeira vez neste semestre.

O professor Eduardo Bürger, do departamento de Engenharia Mecânica, por meio da sua participação em outra disciplina que leciona junto com os seus colegas Lucas Belinazzo (departamento de Processamento de Energia Elétrica) e Mário Mello (departamento de Engenharia de Produção e Sistemas), identificou a demanda para a criação da disciplina, que visa fornecer aos estudantes uma base sólida em empreendedorismo e inovação, com foco no setor aeroespacial.

O grande diferencial da palestra com Lucas Fonseca foi a abordagem prática e direta sobre o empreendedorismo no setor aeroespacial. Além disso, a disciplina tem como objetivo capacitar os alunos a identificar oportunidades de mercado, criar estratégias de negócios e desenvolver habilidades de liderança e gestão, tornando-a essencial para aqueles que desejam seguir carreiras no setor aeroespacial.

A interação direta com Lucas Fonseca, um empreendedor espacial de destaque, enriqueceu significativamente a experiência de aprendizado dos alunos. A palestra também destacou a importância da disciplina e sua conexão com o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas e Complexidade (GPESC), uma parceria entre a UFSM e o ITA.

Vitória Pazeto Nolêto, graduanda do 10º semestre do curso de Engenharia Aeroespacial e participante da disciplina, compartilhou suas impressões sobre a palestra: “A aula ministrada pelo Lucas Fonseca auxiliou muito na percepção do mercado no setor aeroespacial, tanto internacionalmente quanto nacionalmente, além de mostrar formas de atuação nele. Além disso, as respostas dadas aos questionamentos realizados pelos alunos possibilitaram ver a bagagem enorme construída por ele. Fiquei honrada quando ele mencionou egressos do curso, que chegaram a trabalhar com ele, e que demonstraram os seus diferenciais, e vi que o diferencial era devido à base que o curso Engenharia Aeroespacial proporciona.”

Há planos de realizar outras ações similares ao longo do semestre, como mesas-redondas com egressos do curso e professores que têm experiências na área. Essas iniciativas têm o potencial de inspirar a próxima geração de empreendedores espaciais brasileiros e fortalecer o setor aeroespacial do país.

O vídeo completo da palestra está disponível no canal do YouTube do Grupo de Pesquisa do GPESC, a seguir:

Com informações de Eduardo Escobar Bürger | Editado por: Ivana Cavalcante – Relações Públicas

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!