Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Curso de Engenharia Química do CT-UFSM lança primeira temporada de programas de áudios em parceria com as Rádios da UFSM

EQ pra Quê? - Desvendando a Engenharia Química no Nosso Cotidiano

A Engenharia Química é essencial na nossa vida cotidiana, mas muitos desconhecem sua importância. O projeto “EQ pra Quê?”, desenvolvido em parceria com as emissoras de rádio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo divulgar e popularizar essa área, destacando seu impacto na sociedade. O projeto é coordenado pelo professor Rodolfo Rodrigues, do departamento de Engenharia Química do Centro de Tecnologia, e tem como objetivo popularizar o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador que o curso representa.

“EQ pra Quê?” é uma série de programetes de cerca de 2 minutos cada, criada para divulgar e dar visibilidade às atividades relacionadas à Engenharia Química e aos profissionais que atuam nessa área. Essa iniciativa é uma forma de extensão universitária que busca alcançar a sociedade e destacar os impactos e mudanças que a Engenharia Química promove diariamente em nossa vida cotidiana.

A Engenharia Química é responsável pela concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação de processos e produtos que encontramos em nossa rotina. Portanto, é fundamental que profissionais e instituições relacionados à Engenharia Química se empenhem na divulgação de sua história, progressos e perspectivas, destacando o impacto que têm em nosso cotidiano.

O projeto “EQ pra Quê?” encontrou nas Rádios da UFSM, o espaço ideal para levar o conhecimento da Engenharia Química ao público. A rádio mantém uma programação voltada para a comunidade regional, cobrindo jornalismo, esportes, informação científico-cultural, cidadania, música e variedades, bem como eventos e a divulgação da instituição mantenedora. A primeira temporada dos programetes já está no ar, disponível nos intervalos de programação da Uni FM 107.9 e da Universidade 800 AM. Os programas também podem ser acessados pelo Spotify:

Este projeto é uma iniciativa para tornar a Engenharia Química mais acessível e compreensível para todos, e a segunda temporada já está nos planos.

Com informações de Laura Sarturi Provenci, bolsista do projeto de extensão “Engenharia Química e a Sociedade”

Edição por: Ivana Cavalcante – Relações Públicas, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!