Núcleo de Estudos Projeto Pessoa e Ambiente do CT-UFSM promove acessibilidade espacial no Campus

O NEPPA realiza reuniões semanais e neste mês estreou a iniciativa “Acessa Cine”

O Núcleo de Estudos Projeto Pessoa e Ambiente (NEPPA) da Universidade Federal de Santa Maria traz à tona questões cruciais sobre acessibilidade espacial. No dia 5 de outubro, no auditório do prédio 9F do CT-UFSM, a comunidade acadêmica pôde participar do “Acessa Cine”, que promoveu um debate após a exibição do filme “Intocáveis” e abordou temas relacionados à acessibilidade.

O debate foi mediado pelas docentes Vanessa Goulart Dorneles e Angela Weber Righi, ambas membros do NEPPA, e pelo discente de Engenharia Civil e também membro do projeto, Oldair Pozzobon. Eles compartilharam suas visões sobre a importância do NEPPA, suas impressões do filme e do evento em questão como forma de sensibilizar os participantes sobre pessoas com deficiência, segundo Vanessa Goulart.

O NEPPA surgiu após a realização de um evento organizado por Goulart e Weber, no ano anterior. O evento despertou um grande interesse dos alunos pela questão da acessibilidade na cidade de Santa Maria, levando à criação do NEPPA. O núcleo visa discutir questões relacionadas à cidade, especialmente em relação à acessibilidade, e é composto por estudantes de diversas graduações, incluindo Arquitetura e  Urbanismo, Engenharia Mecânica, Educação Especial e Desenho Industrial.

O “Acessa Cine” faz parte das estratégias de sensibilização adotadas pelo NEPPA. Antes de abordar conhecimentos técnicos específicos sobre acessibilidade e espaços, o objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância dessa questão. Além da exibição do filme, o núcleo também realiza atividades práticas, como simulações de vivências de pessoas com deficiência.

O debate do início do mês concentrou-se nas chamadas “Barreiras Atitudinais”, um tema central abordado no filme “Intocáveis”. Além disso, o NEPPA tem se esforçado para estreitar relações realizando encontros semanais para discutir as questões relacionadas à acessibilidade com os membros do núcleo.

Os membros do NEPPA enfatizaram que o grupo está aberto a estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas interessados em participar. Eles acreditam que a multidisciplinaridade é fundamental para enriquecer a discussão sobre acessibilidade e trazer diferentes perspectivas para o debate.

O evento “Acessa Cine” foi apenas o começo das atividades do NEPPA. O núcleo planeja continuar abordando questões de acessibilidade por meio de diferentes iniciativas, incluindo mais futuras exibições de filmes. Os interessados em acompanhar as ações do NEPPA podem seguir o Instagram oficial do núcleo.

Texto por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram!