Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Edital de Seleção de Bolsistas para projetos da Linha V do Programa Rota 2030

Os laboratórios do Centro de Tecnologia, Laboratório de Projetos de Sistemas Técnicos (LPST) e Laboratório de Sistemas de Computação (LSC), tornam público o Edital de Seleção de Bolsista para trabalhar em projetos de Linha V do Programa Rota 2030 na sublinha de Segurança Veicular.

O Edital trata de uma posição em Projeto Rota 2030 para estudantes de graduação do cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Controle e Automação do campus Camobi da Universidade Federal de Santa Maria com inscrições até 1º de novembro de 2023. O estudante selecionado receberá uma bolsa de iniciação científica para participar das atividades do Programa Rota 2030, entre dezembro de 2023 e maio de 2024.

As atividades do projeto envolvem pesquisa em reconhecimento de situações de perigo em trânsito e emissão de pedidos de socorro via rede celular, incluindo a modelagem e instalação de dispositivos de dados em veículos. O estudante deve dedicar 20 horas semanais, com pelo menos 50%, presencial, as atividades do projeto. Para se candidatar, é necessário estar regularmente matriculado na UFSM, ter completado, no mínimo, as disciplinas regulares do terceiro semestre com uma reprovação ou menos, e ter uma média geral acima de 75. Requisitos específicos como experiência em automodelismo ou competição estudantil SAE, conhecimento em Solidworks e impressão 3D, bem como a posse de carteira de habilitação própria são atribuídos como vantajosos. As inscrições e informações adicionais devem ser enviadas para vinicius.marini@ufsm.br. O processo seletivo inclui análise de documentos, ranqueamento e entrevistas presenciais, e os critérios de seleção consideram o histórico escolar, requisitos específicos e entrevista. Em caso de empate, a preferência será dada as candidatos com a maior razão entre horas concluídas e horas de integralização do curso, seguido da idade mais avançada no momento da avaliação. O bolsista selecionado deve reconhecer que não há vinculo empregatício com a UFSM ou qualquer das outras instituições participantes.