Bateraço CT: Um encontro musical de diversidade no Centro de Tecnologia

O maior encontro de bateristas do Rio Grande do Sul foi sediado no Centro de Tecnologia e proporcionou intercâmbio cultural para a Universidade-comunidade

Na segunda-feira última, 30 outubro, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT-UFSM) foi palco do evento musical Bateraço, na entrada do prédio 7. Esta foi uma edição especial do evento, que conquistou o coração de amantes da música e bateristas de todas as idades e níveis de habilidade. O Bateraço CT teve início às 12h15 e se estendeu até às 13h15. O Bateraço é um movimento que durante as três primeiras edições foi realizado no Shopping Praça Nova, a quarta edição teve como cenário o antigo Hotel Fazenda Pampas, junto ao Acampamento Farroupilha, e desta vez, foi no CT-UFSM em alusão a comemoração do dia do servidor público (28).

O Bateraço é conhecido por reunir entusiastas da bateria, as regras para essa edição foram: trazerem suas próprias baterias e compartilharem sua paixão pela percussão. Não era necessário ter qualquer vínculo oficial com a Universidade para participar, e o evento acolheu tanto iniciantes quanto bateristas experientes. A inclusão de todos é um dos princípios fundamentais do evento, que visa proporcionar um dia de celebração da música para todos os presentes.

Para divertir esta celebração da música e comemorar o dia do servidor, o Bateraço contou com uma setlist diversificada, que, incluiu sucessos de artistas como Michael Jackson, Pitty, Tim Maia, e clássicos do rock de bandas como AC/DC, Iron Maiden, Metallica, Queen e muito mais. Essa variedade de músicas cativou o público e proporcionou uma experiência musical animadora.

O diretor do CT-UFSM, Tiago Marchesan, em suas falas de abertura e encerramento, expressou sua alegria em receber o evento no campus. Ele enfatizou a importância de levar a música para além dos limites da academicidade e proporcionar momentos de diversão para todos que estiveram presentes. Outra figura destacada no evento foi o músico Rafael Bisogno, que é cofundador do Bateraço. Ele ressaltou a importância do evento como um espaço para unir músicos de diferentes idades, níveis de habilidade, gêneros e diferenças promovendo o amor pela bateria e a música em geral.

Além dos bateristas regulares, o Bateraço também abriu espaço para novos participantes. Um exemplo é Gabriel Colombelli, acadêmico de Engenharia Civil, que, embora soubesse tocar bateria, não possui um kit próprio do instrumento. O evento permitiu que ele se juntasse aos demais bateristas e tocasse o instrumento que ama. Essa inclusão foi uma característica fundamental do Bateraço, como destaca Bisogno, e como demonstrado por Pedro, um jovem de apenas 10 anos que tocou do início ao fim do evento, representando o futuro do Bateraço e mostrando que a paixão pela música transcende gerações.

O Bateraço no Centro de Tecnologia da UFSM não apenas celebrou a música, mas também proporcionou um ambiente inclusivo onde todos puderam compartilhar sua paixão pela bateria, fortalecendo ainda mais a conexão entre a comunidade musical de Santa Maria. Acesse e confira mais imagens desse dia.

Texto: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!