Laboratórios do SGLab CT-UFSM conquistam acreditações e ampliam escopo em auditoria da CGCRE do INMETRO

Os laboratórios do Sistema de Gestão de Laboratórios do Centro de Tecnologia (SGLab CT), da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, conquistam a manutenção e ampliação de suas acreditações após uma auditoria realizada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) entre março e abril de 2023. Os resultados destacam a excelência e comprometimento dos colaboradores, garantindo serviços de alta qualidade e competência técnica. O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e a Inovação de Produtos e Processos (LADIPP) teve seu escopo atualizado e os laboratório do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) do Setor Fotovoltaico e do Setor Média e Alta Tensão tiveram seus escopos ampliados, totalizando três laboratórios do CT-UFSM acreditados.

A acreditação é o reconhecimento da competência técnica para a  realização de calibrações ou ensaios e, no Brasil, é concedida pela CGCRE. Imagine isso como um carimbo que confirma que esses laboratórios atendem a requisitos técnicos e de qualidade de forma a garantir a confiança e a validade das calibrações e ensaios realizados.

Ampliação de escopo: mais serviços, mais benefícios

Quando falamos de “escopo”, estamos nos referindo a quais tipos de calibrações e ensaios esses laboratórios podem realizar. Agora o Laboratório INRI Setor Fotovoltaico pode realizar uma variedade maior de testes relacionados à energia solar, o que é importante para garantir que sistemas de energia solar sejam eficazes e seguros. Já o Laboratório INRI Setor Média e Alta Tensão pode testar sistemas de eletricidade em níveis mais elevados. Isso contribui para a segurança das redes elétricas, minimizando riscos de falhas e quedas de energia. E o LADIPP teve seu escopo atualizado o que significa que agora é possível realizar calibrações, pelo mesmo método, mas para uma faixa maior.

Sobre o SGLab CT

O SGLab CT compreende um conjunto de laboratórios técnico-científicos da área de engenharia, que desenvolvem atividades de prestação de serviços técnicos especializados para o setor produtivo nacional. Cada laboratório tem um Gerente Técnico, podendo também ter Gerentes Administrativos e Comerciais. A estrutura envolve a Direção do CT e Chefes de subdivisão. Os laboratórios incluem INRI, LADIPP e LMCC, realizando calibrações e ensaios de acordo com os regulamentos e normas pertinentes e atendendo aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

O SGLab CT tem uma equipe que inclui as gerentes da qualidade Morgana Pizzolato e Isabel Hartmann (substituta), responsáveis por coordenar as atividades relacionadas ao sistema de gestão da qualidade dos laboratórios. Além disso, para garantir a imparcialidade e a confidencialidade, a estrutura operacional envolve o Escritório da Qualidade, para onde pode ser direcionado o contato com clientes. O pessoal do SGLab CT assina um “Termo de Confidencialidade e Imparcialidade” para proteger informações confidenciais e direitos de propriedade dos clientes. A estrutura de gerenciamento, responsabilidades e autoridade são detalhadas em documentos internos, garantindo a eficácia das atividades de laboratório.

A equipe do escritório da qualidade trabalha diretamente nos laboratórios do SGLab CT nas atividades do sistema da qualidade. Caso os laboratórios do CT-UFSM demonstrem interesse na acreditação e no atendimento a normas específicas do setor, eles podem se associar ao SGLab CT em busca de apoio para alcançar esses objetivos.

Texto: Ivana Cavalcante – Relações Públicas, Subdivisão de Comunicação do CT