Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ensino em destaque: Semanas Acadêmicas, Simpósio e Seminário que impulsionaram conhecimento e integração durante a semana da JAI

Conheça a SAINF, SEAM, SAEAS, e IV Seminário de Integração, eventos que promoveram intercâmbio entre acadêmicos e profissionais, abrangendo diversas áreas de conhecimento.



Durante a semana dos dias 23 a 27 de outubro, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria foi palco de intensas atividades acadêmicas, proporcionando aos estudantes oportunidades de aprimoramento profissional e integração entre diferentes cursos. As Semanas Acadêmicas, o II Simpósio Gaúcho de Engenharia Aeroespacial e Mecânica e o IV Seminário de Integração contaram com alunos e profissionais de diferentes áreas, destacando a importância desses eventos para o enriquecimento da formação acadêmica.

Semana Acadêmica da Informática – SAINF

Na sexta edição da Semana Acadêmica da Informática (SAINF), o Diretório Acadêmico de Informática (DAINF) buscou uma abordagem inovadora para enriquecer a experiência dos estudantes. Gleison Pires, da Coordenação Geral do Diretório, destaca a mudança de foco, incorporando disciplinas como sociologia e história, além de integrar profissionais do mercado de trabalho para oferecer uma perspectiva ampla sobre o futuro dos acadêmicos no campo da informática. A escolha do tema de uma das palestras foi “Colonialismo Digital”, ministrada por Walter Lippold, historiador que evidencia a busca por uma compreensão mais profunda das interseções entre tecnologia e sociedade, um esforço para preparar os alunos não apenas tecnicamente, mas também socialmente.

Durante a semana, as atividades incluíram rodas de conversa, workshops e oficinas, abrangendo desde questões técnicas como circuitos digitais, inteligência artificial, prototipação e programação até discussões cruciais sobre gênero e sexualidade juntamente com a Casa Verônica. Essa abordagem reflete a visão do Diretório Acadêmico em proporcionar aos estudantes uma educação abrangente e prepará-los para os desafios diversificados que encontrarão no mundo profissional. 

Gleison ainda ressaltou: “Queremos que eles compreendam o cenário que encontrarão ao sair do ambiente acadêmico, ao ingressarem nas corporações, e também que entendam a integração da sociedade com o curso que estão realizando hoje. Inclusive, essa é uma das grandes importâncias da palestra sobre o Colonialismo Digital, que aborda o impacto da computação na sociedade e na vida cotidiana.”

Acompanhe o Instagram da SAINF para não ficar de fora nos próximos eventos!

II Simpósio Gaúcho de Engenharia Aeroespacial e Mecânica – SEAM

O segundo Simpósio Gaúcho de Engenharia Aeroespacial e Mecânica (SEAM) contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos em banner, visando expandir os limites do conhecimento com áreas temáticas da Aerodinâmica, Dinâmica de Vôo, Fenômenos de Transporte, Propulsão Aeroespacial, Robótica e entre outros.  Um dos destaques foi  para o aumento expressivo na participação e envolvimento dos estudantes. Fernanda Signor, professora substituta da UFSM e principal organizadora do evento, destacou que, apesar de sua liderança, o sucesso do simpósio é resultado do esforço coletivo de diversos professores e participantes. Comparando com o ano anterior, a edição atual testemunhou um notável aumento tanto na quantidade de trabalhos enviados, passando de 40 para mais de 65, quanto no número de inscritos, que ultrapassou 110 participantes. 

Ao abordar a diversidade de participantes, que inclui desde calouros mais interessados nas palestras até acadêmicos prestes a concluir o curso que estavam mais interessados na parte técnica de apresentação dos trabalhos, ela ressaltou a vitalidade dos minicursos em atrair ambos os públicos. Além disso, a coleta de feedback dos participantes ao final da semana, através de e-mails personalizados, destaca o compromisso contínuo em aprimorar a qualidade do evento. 

Fernanda enfatiza: Queremos que as pessoas vejam a pós-graduação de uma maneira diferente, como uma especialização que permite uma visão diferente da indústria. A ideia é atrair os alunos para o programa e mostrar que a universidade oferece muita estrutura e envolvimento de várias pessoas para realizar o evento.”

Acompanhe o Instagram da SEAM para não ficar de fora nos próximos eventos!

Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária – SAEAS

A sétima Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária (SAEAS) incluiu palestras e visitas técnicas, proporcionando aos estudantes uma ampla compreensão das diferentes áreas da Engenharia  Ambiental e Sanitária. A busca por palestrantes abrangentes e visitas técnicas alinhadas às disciplinas do curso refletiu o comprometimento em oferecer uma experiência enriquecedora aos participantes. 

A Coordenadora de Assuntos Acadêmicos do Diretório Acadêmico da Engenharia Ambiental e Sanitária, Suêni Gomes,  destacou a importância da Semana para abranger diversas áreas do curso, como empreendedorismo, intercâmbio, alteração de Biomas e saúde pública na fundamentação teórica, além da fundamentação prática, como na visita técnica ao frigorífico Silva para explorar o tratamento de esgoto e água, ambas fundamentais para a formação dos estudantes. 

Suêni também realçou que o retorno foi positivo por parte dos participantes que apreciaram a diversidade de áreas abordadas durante a Semana Acadêmica.  A presença dos calouros e veteranos também provou o envolvimento  dos estudantes com os temas abordados. 

Acompanhe o Instagram da SAEAS  para não ficar de fora nos próximos eventos!

IV Seminário de Integração da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

O quarto Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP), teve como objetivo promover a integração entre os participantes, proporcionando um espaço para compartilhar pesquisas e experiências. Todas as apresentações têm uma duração de cinco minutos, então os acadêmicos apresentam seus trabalhos para o público presente, mas também para uma banca de professores que vão fazer algumas perguntas e alguns comentários para auxiliar os discentes em suas futuras pesquisas.

Angela Righi, Coordenadora do PPGAUP, ressaltou a relevância do evento, enfatizando que ele permite aos alunos conhecerem as pesquisas uns dos outros. Durante os dois dias de evento, foram realizadas atividades como conversas com egressos, apresentações de mestres expondo suas experiências e divulgação das pesquisas avançadas dos alunos de mestrado. O último dia contou com a participação de professores de outros programas da UFSM, enriquecendo a compreensão sobre diferentes abordagens na pesquisa.

Angela também enfatizou que, ao longo das edições do seminário, a troca de experiências tem contribuído para preparar os alunos emocionalmente, proporcionando uma compreensão de que desafios e angústias são parte do percurso acadêmico. Além disso, a interação entre os alunos durante as apresentações gerou insights valiosos, como a identificação de temas relacionados que poderiam resultar em colaborações futuras, seja para a comunidade local ou em projetos conjuntos com a prefeitura. O evento demonstrou ser um catalisador eficaz para a construção de conexões e parcerias significativas entre os pesquisadores em formação.



Texto e Imagens por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4704

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes