Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Edital de Seleção de Bolsistas para projetos da Linha V do Programa Rota 2030

Os laboratórios do Centro de Tecnologia, Laboratório de Projetos de Sistemas Técnicos (LPST) e Laboratório de Sistemas de Computação (LSC), tornam público o Edital de Seleção de Bolsista para trabalhar em projetos de Linha V do Programa Rota 2030 na sublinha de Segurança Veicular.

O Edital trata de uma posição em Projeto Rota 2030 para Destinado a estudantes matriculados nas graduações de Ciências da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Controle e Automação do campus de Camobi da Universidade Federal de Santa Maria, o período de inscrição vai até 25 de novembro de 2023 para participar das atividades do Programa Rota 2030.

Os selecionados receberão uma bolsa de iniciação científica no valor de BRL 700,00 mensais, entre dezembro de 2023 e maio de 2024. As atividades estão relacionadas à pesquisa em um sistema automatizado para reconhecimento de situações de perigo no trânsito e emissão de pedidos de socorro via rede celular. Isso inclui implementação de testes dinâmicos, curadoria de dados de dinâmica veicular para aprendizado de máquina e outras tarefas.

As atividades de pesquisa serão realizadas de forma presencial, incluindo reuniões e trabalho em locais específicos, e remotamente, utilizando ferramentas de comunicação em grupo e videoconferência. O estudante selecionado deverá dedicar vinte horas semanais ao projeto, sendo pelo menos 50% de forma presencial. Os pré-requisitos incluem matrícula regular na UFSM, conclusão mínima do terceiro semestre com até uma reprovação e média geral acima de 7,5. As inscrições e informações adicionais devem ser enviadas para marcia@inf.ufsm.br

O processo seletivo será composto de análise da documentação para seleção prévia, e ranqueamento entre os inscritos. Serão selecionados até o dia 1º de dezembro os dois candidatos de graduação mais bem ranqueados para cada posição com base no histórico escolar e sua média geral, e convidados para entrevista presencial com duração entre 10 e 15 minutos. Após as entrevistas, a avaliação será feita para conclusão até o dia 16 de novembro. Cada candidato selecionado reconhece não haver qualquer vínculo empregatício entre o bolsista e a UFSM ou qualquer das instituições participantes.