Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Centro de Tecnologia recebe turma escolar em visita ao hangar e à aeronave doada pela FAB

Alunos de 6 a 7 anos exploram aviação guiados pelo professor do Departamento de Expressão Gráfica, Roberto Begnis Hausen.

No último dia 27, um grupo de crianças com idades entre 6 e 7 anos, teve a oportunidade de explorar o mundo da aviação no hangar do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A visita, conduzida pelo professor Roberto Begnis Hausen, proporcionou uma experiência incentivadora que vai além dos livros didáticos.

O agendamento foi direto com o professor Hausen, que revela o envolvimento pessoal na organização dessa visita especial: “A turma veio visitar o Planetário da UFSM, e como meu filho faz parte dela, decidi convidá-los para conhecer também o hangar e a aeronave Embraer A-1B, recentemente doada pela Força Aérea Brasileira (FAB),” compartilha o professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial.

Durante a visita, os alunos foram introduzidos à estrutura geral da aeronave. Mesmo sem conhecimento técnico, as reações foram diversas, indo desde alegria, ansiedade e espanto até muita curiosidade, com perguntas que refletiam a natural curiosidade infantil. Ao término, o professor lançou um desafio aos visitantes: desenhar o avião completo como tema de casa, estimulando a imaginação e compreensão da estrutura da aeronave. “Acredito que consegui gerar neles muita curiosidade, experiências novas com um ‘objeto’ inesperado por eles. A possibilidade de ver tão de perto um avião, tocar e interagir foi excelente para o desenvolvimento deles,” afirma Hausen.

A doação da FAB não apenas amplia o acervo da UFSM, mas também abre caminhos para a integração da sociedade com a universidade. O professor Hausen destaca que as possibilidades vão desde visitas simples até atividades mais direcionadas, proporcionando uma conexão mais estreita entre a academia e a comunidade.

O Centro de Tecnologia da UFSM planeja expandir essas experiências, com visitas futuras guiadas, à medida que o hangar se desenvolve. “O hangar ainda está em fase inicial, quase embrionária, mas já desperta interesse da comunidade. Com o recebimento de mais aeronaves e equipamentos, pretendemos dar mais ‘vida’ ao hangar, aproximando ainda mais a UFSM da comunidade,” explica o professor. Quem tiver interesse em participar de futuras visitas pode entrar em contato diretamente com o professor Hausen ou com o professor Marcelo Serrano Zanetti, via e-mail.

Além disso, há planos para aprimorar a estrutura da aeronave, tornando o acesso mais fácil e a aparência mais atrativa. “Essas doações da Força Aérea, transformando os veículos inativados em bens de estudo e pesquisa acessíveis à comunidade, são fundamentais para o progresso acadêmico e tecnológico”, conclui o professor Hausen. A primeira experiência recebendo uma turma de Ensino Fundamental não apenas alimentou a curiosidade das crianças, mas também lançou as bases para futuras colaborações entre a UFSM e a comunidade, mostrando que o conhecimento pode decolar desde os primeiros anos escolares.

Texto por: Ivana Cavalcante – Relações Públicas, Subdivisão de Comunicação do CT | Imagens cedidas por Roberto Begnis Hausen.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!