Maria Cup: competição de robótica organizada pela Taura Bots UFSM envolveu equipes do RS e Uruguai

No último dia 18, foi realizado o evento inaugural Maria Cup, uma competição de robótica organizada pela equipe Taura Bots da UFSM, nas instalações do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participaram equipes do Rio Grande do Sul e do Uruguai, como UFNBots (Universidade Franciscana de Santa Maria), IFFar Jaguari (Instituto Federal Farroupilha), IFSul Charqueadas e URUBots (UTEC Uruguai).

As equipes competiram em modalidades como “Gladiador”, “Seguidor de Linha Livre”, “Seguidor de Linha Lego” e “Sumo Lego”. Na categoria Gladiador, os robôs controlados remotamente tinham o objetivo de estourar o balão do adversário. s categorias de “Seguidor de Linha Lego” e “Seguidor de Linha Livre” testaram a habilidade dos robôs em percorrer trajetos pré-marcados no menor tempo possível. Na “Sumo Lego”, os robôs lutaram para empurrar o adversário para fora da arena. Os vencedores foram reconhecidos por categoria.

Gladiador

1º lugar: Sharp

2º lugar: UFNBots

3º lugar: Labatman

Seguidor de Linha Lego

1º lugar: Tifu

2º lugar: Reddinos

3º lugar: IFFAR de Jaguari

Sumo Lego

1º lugar: Tecsul

2º lugar: The Jackson’s

3º lugar: Reddunos

A competição Maria Cup não apenas ofereceu prêmios, mas também promoveu o compartilhamento de conhecimento entre colegas e competidores, tornando-se um marco na cena regional de robótica. Ao concluir o evento, os organizadores expressaram gratidão à Direção e aos professores do CTISM por cederem suas instalações e por todo apoio na organização da competição. A parceria e colaboração foram fundamentais para o sucesso do evento. Ressaltaram também que a organização envolveu membros do time de robótica Taura Bots UFSM e professores do Centro de Tecnologia da UFSM, enriquecendo a experiência de todos os envolvidos desde a concepção até a execução da competição.

Com informações e imagens de Anselmo Cukla. Revisado por Ivana Cavalcante – Relações Públicas, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!