Discente do CT – UFSM conquista prêmio e participa de conferência nos EUA

Igor Bertoncello foi ganhador da competição internacional que premia as melhores dissertações de mestrado, como vencedor o discente participou do Encontro Anual IAS

O doutorando em Engenharia Elétrica, Igor Bertoncello, conquistou o prêmio IAS Student Thesis Contest 2023 que engloba as melhores dissertações de mestrado do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional do mundo, com mais de 420 mil membros, incluindo alunos de graduação e pós-graduação. O prêmio de Igor esteve presente na categoria Non – Phd e obteve a terceira colocação com o trabalho de mestrado: “Evaluation of the Use of Gallium Nitride Semiconductors in the Power Control Stage of an LED Luminaire.”

A Sociedade de Aplicações Industriais (IAS), é uma das sociedades técnicas que compõem a IEEE, reunindo os profissionais que trabalham na área de eletrônica, potência e controle, no caso da Universidade Federal de Santa Maria. Essa sociedade tem um viés de incentivar e valorizar os estudantes de graduação e pós-graduação, por isso promove todo ano uma competição internacional para premiação das melhores dissertações (mestrado), como a de Igor em melhor dissertação de membros da IAS, e teses (doutorado). São 3 colocações premiadas em cada categoria.

Todos os ganhadores têm direito a viajar para o IAS Annual Meeting, a conferência anual desta sociedade que ocorre geralmente no mês de outubro, nos Estados Unidos. Além disso, conquistam uma premiação em dinheiro, auxílio com um valor determinado para as passagens aéreas ($800) e a hospedagem paga por cinco dias no hotel em que ocorrerá a conferência. Neste ano, a conferência foi realizada em Nashville, no  estado de Tennessee, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro.

Tanto o prêmio do IEEE quanto a conferência da IAS são realizados anualmente. A submissão dos trabalhos são versões resumidas dos mesmos, com no máximo seis páginas, permitidas até o mês de abril e o resultado costuma ser divulgado no final de julho. Igor destacou a importância do evento para seu crescimento acadêmico: “Na minha opinião, estas premiações são importantes para haver o reconhecimento internacional do aluno(a), orientador(a), grupo de pesquisa, programa de pós-graduação, Centro de Tecnologia e UFSM nessa área técnica. Do ponto de vista do aluno, como eu, é possível conhecer pessoalmente pesquisadores e membros da indústria reconhecidos internacionalmente, uma vez que essa conferência reúne os principais membros dessa área no mundo todo. Eu digo que valeu muito a pena estar presente lá, rodeado por pessoas que eu admiro profissionalmente e antes só lia como autores de artigos, livros, etc.”

O professor Marco Dalla Costa, orientador de Igor, esteve presente no evento com Igor, que ressalta seus agradecimentos: “Meu muito obrigado vai, além do prof. Marco, aos alunos de iniciação científica que trabalharam comigo durante todo o mestrado, os estudantes de graduação em engenharia elétrica Giulia Kaufmann Grassi e Mateus Von Grafen, bem como ao prof. Renan Rodrigo Duarte, o qual é uma referência técnica para mim. A experiência foi excelente, tanto do ponto de vista técnico (principalmente, na minha opinião) quanto cultural.” O discente também agradece a todos os membros do grupo de pesquisa: Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Reatores Eletrônicos (GEDRE) – Inteligência em Iluminação, no qual ele fez sua iniciação científica na graduação, o mestrado e agora o doutorado, por todo o conhecimento e suporte que recebeu até hoje.

Para quem tiver interesse em concorrer ao prêmio e também participar da conferência, o primeiro passo é se tornar membro do Ramo Estudantil IEEE – UFSM e também, dentro deste, do Capítulo Estudantil IAS, os quais constituem as representações estudantis da IEEE e da IAS dentro da UFSM, respectivamente. Para estudantes de graduação, o valor da filiação, no primeiro ano, consiste em U$7,00 anuais e U$ 13,50 para estudantes de pós-graduação. Em adição a esta taxa, é necessário pagar U$ 5,00 anuais para se tornar membro ativo da IAS. Mais informações podem ser encontradas por meio do email ou do Instagram do IEEE – UFSM.

Texto por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!