Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de microcontrolador nacional BlueMacaw lança site oficial com informações técnicas e tutoriais



Está no ar o site oficial do BlueMacaw, microcontrolador brasileiro de 32 bits baseado na arquitetura aberta RISC-V e com conectividade Bluetooth Low Energy (BLE). A página reúne informações técnicas, documentação, tutoriais e detalhes sobre o desenvolvimento do projeto, que é coordenado nacionalmente pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Grupo de Microeletrônica (GMicro). O BlueMacaw é um dos projetos mais avançados da área de semicondutores no país, resultado da articulação entre universidades públicas e empresas brasileiras, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Softex.

O projeto, nomeado “Microeletrônica 1A Softex”, envolve também a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de empresas como Intral, TecnoFlex, Exatron, Novus e FKS. Sob a coordenação do professor João Batista Martins, a equipe da UFSM atua em diversas frentes: desde a coordenação geral até o desenvolvimento digital (frontend e backend) e analógico do microchip. Professores, engenheiros e estudantes vinculados ao GMicro contribuem para que a universidade esteja à frente de uma das iniciativas mais estratégicas da engenharia brasileira contemporânea.

Tecnologia de ponta para a Internet das Coisas

Com tecnologia de 22 nanômetros, o BlueMacaw está sendo fabricado pela TSMC, em Taiwan — maior fabricante mundial de semicondutores. O encapsulamento será feito na Bélgica, pelo centro de inovação imec, e os testes e validações dos blocos serão realizados na UFSM.

O microcontrolador se destaca por seu baixo consumo de energia, alto desempenho e design compacto (2×2 mm), sendo ideal para aplicações em Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial. Ele conta com 512 kB de memória e integra periféricos como SPI, I²C, I²S, ADC e SDIO, além de antena BLE, osciladores e fonte de alimentação integrados. Também possui recursos avançados de gerenciamento de energia, como chaveamento de relógio transparente e modo de retenção de memória, que garantem eficiência energética.

Para acessar o site, clique aqui.


Com informações divulgadas no site do BlueMacaw e do professor João Baptista Martins e edição da Subdivisão de Comunicação do CT.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7428

Publicações Recentes