


Na tarde de 25 de junho de 2026, os estudantes e docentes envolvidos no Projeto Integrador dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT-UFSM) conheceram novas oportunidades para transformar os protótipos desenvolvidos na disciplina em projetos de inovação. Realizado no Auditório Wilson Aita, o encontro reuniu representantes da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) e marcou o lançamento da Feira de Protótipos.
O Projeto Integrador é uma das principais disciplinas da reformulação curricular dos cursos de Engenharia da UFSM. Baseado na metodologia internacional CDIO (Conceber, Projetar, Implementar e Operar), ele propõe que os estudantes desenvolvam soluções para problemas reais, passando por todas as etapas de um projeto de engenharia: da identificação da demanda ao desenvolvimento e validação de protótipos físicos ou digitais. A disciplina utiliza metodologias ativas de aprendizagem e estimula o trabalho em equipe, a interdisciplinaridade e a integração entre conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
A iniciativa promovida pelo CT-UFSM, em parceria com a PROINOVA, buscou apresentar caminhos para que esses projetos possam seguir além da sala de aula. Entre as novidades anunciadas está a Feira de Protótipos, que pretende ampliar a visibilidade das soluções desenvolvidas pelos estudantes e aproximá-las da comunidade acadêmica e de potenciais parceiros.
Durante o encontro, representantes da PROINOVA apresentaram programas e serviços voltados ao fortalecimento da inovação na Universidade. A Coordenadoria de Educação Empreendedora destacou metodologias que podem ser incorporadas às disciplinas para estimular competências empreendedoras, criatividade e inovação. Também foram apresentados os serviços da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual, que orienta pesquisadores e estudantes sobre proteção de criações, propriedade intelectual e consultorias para equipes que desenvolvem novas tecnologias.
Os participantes conheceram ainda o Programa Eleva Start, com inscrições abertas até 18 de julho, voltado ao desenvolvimento e à validação de ideias inovadoras em estágio inicial. A programação incluiu ainda a apresentação das oportunidades de incubação na Pulsar Incubadora Tecnológica e dos editais do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec UFSM), que oferecem suporte para o amadurecimento de projetos com potencial de impacto tecnológico e social.
Encerrando o encontro, foi apresentada a participação da UFSM no HackaTruck, iniciativa que chegará à Universidade em agosto e proporcionará aos estudantes uma experiência prática em desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Ao aproximar o Projeto Integrador do ecossistema de inovação da UFSM, a iniciativa busca ampliar as possibilidades para que protótipos desenvolvidos durante a graduação evoluam para tecnologias, novos negócios e soluções capazes de gerar impacto para a sociedade.
Editado por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM com informações de Gabriela Alves, bolsista de Jornalismo da Comunicação da PROINOVA | Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM | Siga o CT nas redes sociais: Instagram e LinkedIn