Pular para o conteúdo
Imagem do brasão composta por quatro elementos: escudo, flor de lis, archotes e lema.
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Diretórios Acadêmicos

E-mail: dacau.ufsm@gmail.com | Redes sociais: Facebook | Instagram

O Diretório do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, DACAU, tem como objetivo representar os interesses dos acadêmicos do curso junto à faculdade, organizando atividades direcionadas para a melhoria da qualidade de ensino, alem de promover a integração social e cultural dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, buscando assim soluções para aprimoramento do curso.

Uma entidade horizontal, composta por membros de diversos semestres, legitimado por uma assembleia e votação que ocorrem anualmente, com estatuto próprio seguindo as normas estabelecidas pelo DCE. Localiza-se no próprio Centro acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, com reuniões semanais presenciais e contato direto por midias sociais.

E-mail: dactec.ct@gmail.com | Redes Sociais: Facebook | Instagram

O DACTEC representa os alunos das engenharias Aeroespacial, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Telecomunicações nos Conselhos de Centro e nos Colegiados de cada curso, espaços onde são tomadas as principais decisões referentes ao Centro de Tecnologia. O diretório também constitui a voz dos alunos junto ao DCE, órgão representativo máximo dos estudantes da UFSM, buscando sempre o direito do estudante, acessibilidade e melhores condições dentro da universidade.

Na secretaria do DACTEC, localizada junto ao espaço de convivência dos diretórios, na sala 107, os membros podem orientar os estudantes, por eles representados, sobre o funcionamento de qualquer órgão ou programa da Universidade. A secretaria também desempenha a função de pedido de bolsas formação para os estudantes junto a PRAE e amplia a integração dos alunos com campeonatos ao longo dos semestres, realizados no Centro de Tecnologia.

A Semana Acadêmica – SACT, é realizada anualmente, com ênfase aos conteúdos referentes aos cursos representados, mas é aberta para qualquer aluno da universidade e, também para a comunidade e empresas.

E-mail: daac@eac.ufsm.br | Redes Sociais: Facebook | Instagram

Fundado no primeiro semestre de 2015, após um ano de tramitações diversas e momentos de discussão entre acadêmicos do curso, que culminou no movimento de estudantes afins, o DAAC vem para representar este grupo e para além dele, embasado pelos ideais coletivos em uma frente com alguns daqueles que contribuíram para seu surgimento.
Lutar na questão estudantil no que envolve a área de acústica e a nossa formação, como cidadãos e futuros profissionais, comprometidos com a construção, no que é possível, de um amanhã melhor em nossa sociedade.
Recente composição, os representantes desta organização esperam passo-a-passo, por todos e com todos os estudantes da EAC/UFSM realizar importantes trabalhos que incentivem, unam e engrandeçam não só o diretório, como o curso e o movimento maior de estudantes do curso, autônomo, atuante e preocupado, com as diversas questões que permeiam a nossa realidade (valorização da importância do profissional, cuidado com a influência do ruído para a audição nos diversos meios, entre outros).

E-mail: daautoufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

E-mail: contatodacep@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

O DACEP foi fundado em agosto de 2013 e tem por objetivo:

– Defender os interesses dos estudantes de Engenharia de Produção da UFSM no âmbito do curso de Engenharia de Produção;
– Lutar pelo ensino público gratuito e de qualidade em todos os níveis, voltados para os reais interesses da população.
– Promover a divulgação e apoio aos eventos ligados à Engenharia de Produção, nacionais e internacionais;
– Organizar reuniões e certames de caráter social, cultural, científico, técnico, artístico e desportivo;
– Promover a aproximação entre os corpos discentes, docentes e administrativos do setor;
– Preservar o patrimônio material, promover o debate entre as entidades congêneres;
– Concorrer para o aprimoramento das instituições democráticas;
– Realizar intercâmbio e colaborar com as entidades congêneres.

E-mail: daequfsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

O DAEQ é uma associação civil independente do Estado, autônoma frente a partidos políticos e religiosos, e sem fins lucrativos de duração indeterminada, fundada em 19/08/2014.

E-mail: daesaufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

O Diretório Acadêmico da Engenharia Sanitária e Ambiental (DAESA) foi criado em 2013 e é uma entidade formada por estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM que representam os demais discentes do curso. O DAESA visa organizar os estudantes do curso, reivindicar seus direitos junto à coordenadoria e à própria universidade, tendo representação no colegiado do curso e nos conselhos de base. É, também, responsável por promover eventos, viagens e projetos relacionados ao curso e conseguir auxílio para que os estudantes possam participar dos mesmo.

E-mail: dainf@inf.ufsm.br | Redes Sociais: Facebook

Grupo de alunos eleito mediante eleições anuais para realização de atividades acadêmicas, como por exemplo a Semana Acadêmica da Informatica (SAINF), que ocorre todo primeiro semestre do ano. Além disso, faz a representação dos alunos nos eventos do movimento estudantil, como a CEB (conselho de entidades base) mediante ao DCE e organização e para confecção de para uso com a identidade visual do curso (camisetas, canecos, moletons etc.), bem como as ações de interesse geral dos acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFSM.