Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC)

O Laboratório de Materiais de Construção Civil – LMCC atende o curso de graduação de engenharia civil da UFSM, dando suporte nas disciplinas de: Materiais de Construção I e II, Resistência dos Materiais I e II, Mecânica dos Solos, Materiais de Pavimentação I e II e Geologia de Engenharia, atendendo aproximadamente 200 alunos em média por semestre.

Dos equipamentos instalados no laboratório, aqueles mais utilizados no atendimento das disciplinas de graduação do curso de engenharia civil, podem ser relacionados: Prensa Hidráulica ZD100, Prensa Hidráulica 300t, Prensa Hidráulica Amsler 20t, Betoneiras, Peneiras, Balanças, Prensa CBR, Moldes de Corpos de Prova, Misturador de argamassa, Frasco Lechatelier, Estufas, Equipamento Rotarex, Viscosímetro, Dispersor, Tronco de Cone, Mesa Vibratória, Esclerômetro, Ultra-som.

Com a utilização destes equipamentos é possível a realização dos seguintes ensaios/testes/experiências: Resistência à Compressão do Concreto, Tração e Dobramento de Barras de Aço, Ensaios Físicos de Agregados Graúdos e Miúdos (Massa Específica, Análise Granulométrica, Massa Unitária), Ensaios Físicos de Cimento (Finura, Tempo de Pega, Compressão de CPs, Massa Específica), Ensaios de Caracterização de Solo (Compactação, CBR, Limites de Consistência, Granulometria), Ensaio Marshall, Ruptura de CPs de asfalto.

Chefe: Mauro Linchtenecker Just

Contato: 55 3220 8313