Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Equipes de Competição

E-mail: bombaja.ufsm@gmail.com | Telefone: (55) 3220-8831 | Redes Sociais: Facebook Instagram

O principal trabalho da equipe Bombaja é a produção de protótipos de veículo OFF-ROAD que representam a UFSM nas competições Baja SAE, nas quais a Bombaja participa todo ano, em níveis regional e nacional. Os trabalhos da Bombaja devem seguir as normas estabelecidas pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), que organiza as competições em que a equipe participa. Essa avalia o desempenho da Bombaja e em relação às regras estabelecidas e as outras equipes participantes provindas de outras universidades.

Desde o seu surgimento, no dia 04 de Abril de 2003, a Bombaja mantém o foco na pesquisa e extensão acadêmica, utilizando de seus protótipos como objeto de aprendizado para diversos alunos da universidade. A equipe teve seu início dentro do Departamento de Engenharia Mecânica e abrange, entre seus profissionais, alunos de diversas áreas da UFSM. A equipe é dividida em subsistemas que organizam entre si as funções de fabricação, montagem e manutenção dos protótipos, além da gestão de pessoas e da comunicação.

Revisitando o histórico de resultados memoráveis em competições da Bombaja, se encontram o Baja SAE Regional Sul no ano de 2008, sendo campeã com o protótipo BJ-08, e o ano de 2018 quando a equipe atingiu o pódio novamente, conquistando o segundo lugar geral. Dentro das etapas nacionais, a equipe conquistou o 11º lugar geral em 2006, a 18º colocação em 2010, entre os anos de 2012 e 2013 conseguiu o 16º lugar e mais recentemente, voltou a conquistar o 11º lugar geral além da 1ª colocação no prova de tração no início de 2019.

Para poder construir os seus protótipos e representar a UFSM em competições e outros eventos, a Bombaja confia no apoio não somente da própria universidade, mas também de patrocinadores, que auxiliam a equipe com recursos financeiros, materiais e serviços, possibilitando um trabalho de maior qualidade e a conquista de vitórias ainda maiores para a UFSM e os apoiadores da equipe.

E-mail: caranchoufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

A Equipe Carancho Aerodesign, criada no ano de 2004, tem como objetivos participar da Competição SAE BRASIL AeroDesign, promover o conhecimento sobre aeronáutica, adquirir experiência profissional na área de Engenharia e manter vivo o interesse pela busca do conhecimento, afim de solucionar problemas propostos pelo projeto.

A Equipe Carancho visa alcançar um lugar de destaque entre as melhores equipes da Competição SAE BRASIL AeroDesign.

Composta por acadêmicos da UFSM, supervisionados por um professor coordenador e contando com a ajuda das empresas apoiadoras, a equipe trabalha firme para transformar uma idéia em um projeto qualificado de engenharia.

Equipe Carancho reunida. A frente estão três dos modelos de aviões que já projetaram.

E-mail: contato.formulaufsm@gmail.com | Site; FacebookInstagram

A Equipe Formula UFSM é a representante da Universidade Federal de Santa Maria na competição Fórmula SAE Brasil. Ela estimula os alunos de engenharia a projetar, desenvolver, construir, testar e competir com veículos monospostos open-wheel com o objetivo de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A Equipe Formula UFSM é reconhecida como uma das melhores do país na competição Formula SAE Brasil. Fundada em 2010 e com uma sólida carreira, a equipe do interior do Rio Grande do Sul obteve resultados expressivos, principalmente em 2012 e 2015, quando consagrou-se top 2 nacional e pode ir representar o Brasil em Lincoln (EUA).

O projeto é orientado pelos professores Mário Martins (ex-participante da equipe da Brunel University e ex-juiz da competição Formula SAE), Fernando Bayer e Roberto Hausen. A equipe é composta por cerca de 30 a 40 estudantes de engenharia e cursos correlatos. A liderança da equipe é realizada pelo Capitão e Diretor Técnico, os quais coordenam e orientam as atividades dos oito subsistemas: Aerodinâmica, Elétrica, Frame, Manufatura, Freios, Motor, Suspensão e Transmissão.

Equipe Formula reunida durante o lançamento do protótipo Granat (2017)

E-mail: equiperocketlab@ufsm.br | Redes Sociais: Facebook

O projeto UFSM Rocket Lab é o mais novo desafio universitário com enfoque no campo aeroespacial. Formado por estudantes de diversas áreas: engenharia mecânica, engenharia aeroespacial, engenharia da computação, engenharia elétrica e física, entre outros. O projeto conta atualmente com alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores da mecânica e aeroespacial.

Ele foi criado em abril de 2017 com o propósito de buscar conhecimentos e adquirir tecnologia da indústria aeroespacial, assim como participar da maior Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF) que realiza seus eventos de competição anualmente no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) – RN, com mais de 20 grupos universitários inscritos, tendo como premiação para as melhores equipes títulos de campeonato e menção honrosa.

Rocket Lab divide seu programa em 4 áreas: Propulsão, Aerodinâmica, Estruturas e Controle, para conceber, projetar, construir, lançar e recuperar um foguete que atenda as características e o regulamento da competição.

E-mail: taurabots@googlegroups.com  | Redes sociais: Facebook

A equipe Taura Bots é a equipe de robótica da UFSM. Ela contém em sua maioria estudantes das Engenharias de Computação, de Controle e Automação e da Ciência da Computação, porém recebe para seus projetos alunos de outros cursos como os de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica. Os projetos envolvem o uso de robótica para atividades de automação e inteligência artificial necessários para os protótipos e as competições que o grupo participa.

O time Taura Bots trouxe vários prêmios para a UFSM em competições de robótica dentro e fora do país. O grupo é coordenado pelo professor Rodrigo Guerra e com a parceira com grupo GARRA pelo professor Daniel Fernando Gamarra.