Pular para o conteúdo
Imagem do brasão composta por quatro elementos: escudo, flor de lis, archotes e lema.
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Equipes de Competição

E-mail: bombaja.ufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

O projeto Bombaja foi fundado no Departamento de Engenharia Mecânica, em abril de 2003 e é composto por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Administração e Relações Públicas, além de contar com a contribuição de outros cursos da UFSM, a Equipe Bombaja funciona como uma empresa, dividida em cargos, cada um com suas funções e responsabilidades.

Apesar de ser uma equipe relativamente nova na comunidade Baja, a Equipe Bombaja já foi campeã da Competição Baja SAE Brasil Regional Sul no ano de 2008, com o protótipo BJ-08. Na competição nacional, a Equipe Bombaja está, ao longo dos anos, conquistando cada vez melhores colocações, como a conquista do 2º lugar, em 2011, na prova de conforto, em que o carro é pilotado por um juiz credenciado da SAE.

E-mail: caranchoufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

A Equipe Carancho Aerodesign, criada no ano de 2004, tem como objetivos participar da Competição SAE BRASIL AeroDesign, promover o conhecimento sobre aeronáutica, adquirir experiência profissional na área de Engenharia e manter vivo o interesse pela busca do conhecimento, afim de solucionar problemas propostos pelo projeto.

A Equipe Carancho visa alcançar um lugar de destaque entre as melhores equipes da Competição SAE BRASIL AeroDesign.

Composta por acadêmicos da UFSM, supervisionados por um professor coordenador e contando com a ajuda das empresas apoiadoras, a equipe trabalha firme para transformar uma idéia em um projeto qualificado de engenharia.

Equipe Carancho reunida. A frente estão três dos modelos de aviões que já projetaram.

E-mail: contato.formulaufsm@gmail.com | Redes Sociais: Facebook

A principal finalidade deste projeto é incentivar os alunos de engenharia a aplicar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula. Além de coloca – los em contato com ferramentas utilizadas pelas indústrias, os estudantes aprendem as metodologias necessárias para o desenvolvimento de projetos, desenvolvimento de tecnologias, soluções inovadoras e trabalho em grupo.

Tendo como berço a equipe Bombaja, a equipe Formula UFSM surgiu no ano de 2010 para representar a Universidade Federal de Santa Maria no projeto Formula SAE. Atualmente conta com cerca de 30 estudantes e é organizada de forma semelhante a uma empresa.

A equipe é composta pelo professor orientador (Mario Martins, ex-participante da equipe da Brunel University e ex-juiz da competição Formula SAE) e estudantes, sendo um deles o capitão e os demais compondo os departamentos. O departamento de Projeto ainda é dividido entre os subsistemas presentes no protótipo. Tanto os departamentos quanto os subsistemas possuem estudantes responsáveis por organizar e delegar as funções entre os outros estudantes, de modo a manter constante o fluxo de trabalho.

E-mail: equiperocketlab@ufsm.br | Redes Sociais: Facebook

O projeto UFSM Rocket Lab é o mais novo desafio universitário com enfoque no campo aeroespacial. Formado por estudantes de diversas áreas: engenharia mecânica, engenharia aeroespacial, engenharia da computação, engenharia elétrica e física, entre outros. O projeto conta atualmente com alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores da mecânica e aeroespacial.

Ele foi criado em abril de 2017 com o propósito de buscar conhecimentos e adquirir tecnologia da indústria aeroespacial, assim como participar da maior Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF) que realiza seus eventos de competição anualmente no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) – RN, com mais de 20 grupos universitários inscritos, tendo como premiação para as melhores equipes títulos de campeonato e menção honrosa.

Rocket Lab divide seu programa em 4 áreas: Propulsão, Aerodinâmica, Estruturas e Controle, para conceber, projetar, construir, lançar e recuperar um foguete que atenda as características e o regulamento da competição.

E-mail: taurabots@googlegroups.com  | Redes sociais: Facebook