Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Aula Inaugural dos Cursos de Computação da UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 13 fevereiro 2019 - 15:42 Última modificação: 27 fevereiro 2019 - 12:32 Ouvir

Auditório Wilson Aita - CT - UFSM - Santa Maria

11/03/2019 09:00 - 11/03/2019 12:00

Descrição

Tem interesse na área de computação nas nuvens? Pesquisadores internacionais que tem trabalhos relevantes nesta área (e tem interesse em intercâmbio e colaborações) estão no auditório Wilson Aita, às 9h, no dia 11 de março de 2019, para participar da Aula Inaugural dos Cursos de Computação.

Podem participar alunos, ex-alunos, professores e público em geral.

O evento é organizado pelo Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação, em parceria com os cursos da área de Computação da UFSM: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Ciência da Computação UFSM (Centro de Tecnologia – UFSM), Engenharia da Computação (Centro de Tecnologia – UFSM), Sistemas de Informação (Centro de Tecnologia – UFSM), Redes de Computadores (CTISM – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria), Técnico em Informática (Colégio Politécnico da UFSM) e
Sistemas para Internet (Colégio Politécnico da UFSM).

Pesquisadores convidados:
– Pascal Felber, professor da Université de Neuchâtel, Suíça, que atua em computação distribuída, programação concorrente e tolerância a falhas.
– Marcelo Pasin, pesquisador na Université de Neuchâtel e professor na University of Applied Sciences and Arts Western Switzerland, Suíça, que também atua em computação distribuída, programação concorrente e tolerância a falhas.
– Christof Fetzer, professor da TU Dresden, Alemanha, que atua em tolerância a falhas, SGX, sistemas distribuídos e computação em nuvem.
– Peter Pietzuch, professor no Imperial College London, Inglaterra, que atua em sistemas escaláveis para processamento de dados.
– Daniel E. Lucani, professor da Aalborg Universitet, Dinamarca, que atua em network coding, comunicação acústica submarina, redes sem fio e comunicação por satélites.

Programação

9h – 10h: Apresentação dos cursos de computação da UFSM, pelos seus respectivos coordenadores.
10h – 12h: Mesa-redonda com os pesquisadores convidados.

Inscrição

Evento gratuito, não é necessário inscrição prévia, mas as vagas são limitadas a capacidade do local.

Vale como ACG (3 horas) e uma lista (em branco) vai circular durante o evento para coletar a assinatura dos alunos e nome em formato legível.

Profª. Marcia Pasin – marcia@inf.ufsm.br

Auditório Wilson Aita - CT - UFSM