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Muralismo no CT

Mural da sala 132 – por Leo Brum
Mural da Sala 132 – por Leo Brum
Mural da sala 132 – por Leo Brum

A proposta de arte elaborada para a sala 132 do Centro de Tecnologia da UFSM (CT) traz elementos demandados pela diretoria do CT em conjunto ao estilo próprio do artista Leo Brum.
Em destaque, na seção direita do mural está representada uma figura feminina, com traços robóticos e tons que já pertencem à paleta de cor do restante das paredes. Conceituando uma forma de representatividade e também de maneira poética, fortalecendo “aquilo que sempre esteve ali”, pelo contraste e uso das cores. Os “rasgos” em seu rosto revelam circuitos e placas cibernéticas, representando conhecimento e informação de dentro dessa figura.
No segundo plano, predominam tons de azul, que decoram todo o CT, contrastando com o laranja, a cor que evidencia a intervenção do artista.
Ao fundo, a arte aborda uma renderização computadorizada do que é a realidade, com montanhas e paisagens sob uma malha quadriculada, sobrepostos por símbolos e elementos que representam de forma geral as disciplinas do CT, com as engrenagens (símbolo geral das engenharias) e as silhuetas de edifícios e formas geométricas, simbolizando o industrial em sincronia da inovação.
Por fim, um vibrante sol em tom amarelo paira sobre o mural, simbolizando a Arte como uma entidade que ilumina todo o conceito cartesiano frequentemente adotado pelas engenharias.
Mural feito por: Miguel Cescon, Leonardo Brum, Clara Pivetta, Valentina Ceretta e Yasmin Miron.


Mural da Sala 234 – por Miguel Cescon
Mural da Sala 234 – por Miguel Cescon
Mural da Sala 234 – por Miguel Cescon

Proposto para a sala 234 do Centro de Tecnologia da UFSM, o mural em questão, proposto por Miguel Cescon, busca representar visualmente a convergência entre a tecnologia, a arte e a jornada acadêmica dos estudantes do centro. A composição do mural almeja refletir a diversidade de cursos, pessoas e o dinamismo da experiência universitária.
Ao fundo, como elemento preenchedor da parede de maior dimensões, são posicionados quatorze retângulos que se encaixam numa lógica compositiva regular e cartesiana, de forma a cobrir quase toda a superfície da parede. Apesar das grandes dimensões o elemento tem seu impacto visual minimizado, principalmente em virtude do baixo contraste entre o branco do fundo e a tonalidade de amarelo proposta. Simbolicamente, esses elementos representam os cursos de graduação que compõem o Centro de tecnologia.
Em primeiro plano é proposto um traçado orgânico que atravessa três paredes da sala e define a extensão do mural. Essa forma é preenchida em uma tonalidade de azul similar a usada na identidade visual da UFSM e do Centro de Tecnologia, reforçando o caráter institucional da sala.
Esse elemento linear representa o trajeto do aluno pela graduação, uma jornada sinuosa e volátil, repleta de transformações e mudanças. Na extremidade esquerda do mural é posicionada uma figura humana, em ode a força de trabalho e ao conhecimento construído ao longo desse trajeto.


Mural da Sala 1305 – por Leo Brum
Mural da Sala 1305 – por Leo Brum

Mural da Sala 1305 – por Leo BrumO terceiro mural, na sala 1305, resulta da união de duas forças criativas, que agora compartilham uma parede e o objetivo de criar uma arte que se conecte com os murais prévios e atenda a demanda apresentada. O desenho combina as tomadas de decisões dos murais anteriores, unindo as formas fluidas, características do mural 234, a temática antropocêntrica, derivada da arte 132.
A arte proposta se caracteriza por duas grandes formas orgânicas, que retomam em forma e cor o mural da sala 234, sobrepostas por um par de olhos realistas como elemento central, executados no mesmo estilo e técnica aplicados ao mural da sala 132. A composição mistura elementos de realismo com abstração, explorando o contraste entre o figurativo e o subjetivo. Essa dicotomia é reforçada por uma paleta de cores concisa e contrastante, composta por amarelo, azul e preto.
O ponto focal do mural, o olhar, busca criar um efeito de resposta da arte à quem visualiza, como se olhasse de volta para o observador, estratégia frequentemente usada pelo artista Leo Brum em seus trabalhos. Esse efeito imersivo é reforçado pelas formas triangulares que parecem irradiar do centro para as bordas, como elementos que direcionam os olhos do observador aos olhos do mural.