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Muralismo no CT

Mural da sala 132 – por Leo Brum
Mural da Sala 132 – por Leo Brum
Mural da sala 132 – por Leo Brum

A proposta de arte elaborada para a sala 132 do Centro de Tecnologia da UFSM (CT) traz elementos demandados pela diretoria do CT em conjunto ao estilo próprio do artista Leo Brum.
Em destaque, na seção direita do mural está representada uma figura feminina, com traços robóticos e tons que já pertencem à paleta de cor do restante das paredes. Conceituando uma forma de representatividade e também de maneira poética, fortalecendo “aquilo que sempre esteve ali”, pelo contraste e uso das cores. Os “rasgos” em seu rosto revelam circuitos e placas cibernéticas, representando conhecimento e informação de dentro dessa figura.
No segundo plano, predominam tons de azul, que decoram todo o CT, contrastando com o laranja, a cor que evidencia a intervenção do artista.
Ao fundo, a arte aborda uma renderização computadorizada do que é a realidade, com montanhas e paisagens sob uma malha quadriculada, sobrepostos por símbolos e elementos que representam de forma geral as disciplinas do CT, com as engrenagens (símbolo geral das engenharias) e as silhuetas de edifícios e formas geométricas, simbolizando o industrial em sincronia da inovação.
Por fim, um vibrante sol em tom amarelo paira sobre o mural, simbolizando a Arte como uma entidade que ilumina todo o conceito cartesiano frequentemente adotado pelas engenharias.
Mural feito por: Miguel Cescon, Leonardo Brum, Clara Pivetta, Valentina Ceretta e Yasmin Miron.


Mural da Sala 234 – por Miguel Cescon
Mural da Sala 234 – por Miguel Cescon
Mural da Sala 234 – por Miguel Cescon

Proposto para a sala 234 do Centro de Tecnologia da UFSM, o mural em questão, proposto por Miguel Cescon, busca representar visualmente a convergência entre a tecnologia, a arte e a jornada acadêmica dos estudantes do centro. A composição do mural almeja refletir a diversidade de cursos, pessoas e o dinamismo da experiência universitária.
Ao fundo, como elemento preenchedor da parede de maior dimensões, são posicionados quatorze retângulos que se encaixam numa lógica compositiva regular e cartesiana, de forma a cobrir quase toda a superfície da parede. Apesar das grandes dimensões o elemento tem seu impacto visual minimizado, principalmente em virtude do baixo contraste entre o branco do fundo e a tonalidade de amarelo proposta. Simbolicamente, esses elementos representam os cursos de graduação que compõem o Centro de tecnologia.
Em primeiro plano é proposto um traçado orgânico que atravessa três paredes da sala e define a extensão do mural. Essa forma é preenchida em uma tonalidade de azul similar a usada na identidade visual da UFSM e do Centro de Tecnologia, reforçando o caráter institucional da sala.
Esse elemento linear representa o trajeto do aluno pela graduação, uma jornada sinuosa e volátil, repleta de transformações e mudanças. Na extremidade esquerda do mural é posicionada uma figura humana, em ode a força de trabalho e ao conhecimento construído ao longo desse trajeto.


Mural da Sala 1305 – por Leo Brum
Mural da Sala 1305 – por Leo Brum

Mural da Sala 1305 – por Leo Brum

O terceiro mural, na sala 1305, resulta da união de duas forças criativas, que agora compartilham uma parede e o objetivo de criar uma arte que se conecte com os murais prévios e atenda a demanda apresentada. O desenho combina as tomadas de decisões dos murais anteriores, unindo as formas fluidas, características do mural 234, a temática antropocêntrica, derivada da arte 132.
A arte proposta se caracteriza por duas grandes formas orgânicas, que retomam em forma e cor o mural da sala 234, sobrepostas por um par de olhos realistas como elemento central, executados no mesmo estilo e técnica aplicados ao mural da sala 132. A composição mistura elementos de realismo com abstração, explorando o contraste entre o figurativo e o subjetivo. Essa dicotomia é reforçada por uma paleta de cores concisa e contrastante, composta por amarelo, azul e preto.
O ponto focal do mural, o olhar, busca criar um efeito de resposta da arte à quem visualiza, como se olhasse de volta para o observador, estratégia frequentemente usada pelo artista Leo Brum em seus trabalhos. Esse efeito imersivo é reforçado pelas formas triangulares que parecem irradiar do centro para as bordas, como elementos que direcionam os olhos do observador aos olhos do mural.

Mural da Sala 1101 – por Amanda Rodrigues

A sala de estudos 1110 do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM ganhou um mural repleto de cores, formas orgânicas e figuras diversas, transformando o espaço em um ambiente mais acolhedor e humano. Desenvolvido por Amanda Rodrigues, bolsista do CT e aluna de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a coordenação pedagógica mediada pela professora Evelyn Paniz, o projeto teve inspiração mediada por Simoni Timm Hermes, com base na história de Gabriel, estudante do CT com mobilidade reduzida.

O mural é uma narrativa visual que representa as diferentes etapas da trajetória acadêmica, por meio de personagens em movimento. As figuras, cuidadosamente estilizadas, incluem Gabriel, simbolizando a superação ao ser representado segurando um canudo de formatura, e outras pessoas diversas: negras, pardas e indígenas. Essa pluralidade ressalta a importância da inclusão e a valorização de todas as identidades que compõem a universidade.

As cores predominantes, suaves e naturais, como tons de verde, rosa, amarelo e azul, foram escolhidas para transmitir tranquilidade e inspiração, enquanto as flores que adornam o mural sugerem crescimento e transformação. O contraste entre esses tons delicados e o fundo neutro reforça a mensagem de que cada trajetória acadêmica é única e exige dedicação para florescer.

O projeto conta uma história que conecta os estudantes ao espaço, incentivando-os a enxergar a sala não apenas como um local de estudo, mas como um ambiente que acolhe suas individualidades e desafios. Humanizar a sala com arte não só embeleza o local, mas promove bem-estar e incentiva os alunos a sonharem e perseverarem em seus objetivos.

Nada disso seria possível sem a ajuda da nossa equipe de colaboradores
– Amanda Rodrigues (Autora)
– Mariana Brum;
– Maria Eduarda Dala Nora;
– Camila Angelo;
– Breno Camargo;
– Camili Finger;
– Dafne Grunewald

Sala da SAP-CT – por Rafaele Nunes Flores
Sala de estudos 1111 – por Rafaele Nunes Flores
Sala da SAP-CT – por Rafaele Nunes Flores
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
A proposta aprovada para sala SAP teve com inspiração o processo de metamorfose das borboletas, de forma poética foi possível criar uma alusão com o processo formativo dentro da universidade. As cores escolhidas para arte foram tons suaves, para que ornasse de forma harmônica no contexto da sala e do trabalho que ali é desenvolvido. Foi necessário realizar ajustes para que a arte se encaixasse na sala. Com auxilio do retroprojetor foi possível realizar as adaptações necessárias para o ajuste da arte no espaço da parede escolhida. 
Na sala de estudo foi proposto um mural colaborativo. Através de um “brainstorm”, foi possível elencar uma serie de palavras que representasse os estudantes que ali passam semestre após o outro. 
Para que as palavras fossem escritas, foi proposto um balão que serviu de fundo para escrever palavras que permeiam a formação acadêmica, tornando um mural em constante mudança. 
O trabalho foi executado pela bolsista Rafaele Nunes Flores, autora da arte, com o auxilio das acadêmicas de arquitetura e urbanismo Karol Regina Mundt e Naiumy Mickaela Corrêa Ribeiro.