Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Servidores do CTISM se reúnem em seminário com palestras e orientações; diretor de Ensino anuncia saída do cargo

A segunda edição do Seminário de Planejamento Educacional foi encerrada nesta sexta-feira (3) após cerca de 13 horas de programação. O evento, assistido pelos professores e técnico-administrativos do CTISM, contou com palestras relacionadas ao trabalho dos servidores públicos e com formações e discussões sobre temas diretamente relacionados ao colégio.

No final do evento, o diretor de Ensino, Marcos Daniel Zancan, anunciou que deixará o cargo em abril. Zancan apresentou seu sucessor, o professor Rafael Adaime Pinto, da área de Eletroeletrônica. Leia mais sobre a sucessão no Ensino no final da notícia.

O seminário foi organizado pela Direção, que se inspirou no Lidere, o Programa de Desenvolvimento de Gestores da UFSM. Segundo a assistente de Direção, Gladis Borim, o objetivo do evento era “planejar o ano letivo” e oferecer “oficinas de capacitação” e explanações sobre “assuntos pertinentes a todos”. Para Gladis, os temas abordados no seminário dizem respeito ao “cotidiano” dos servidores do CTISM.

A servidora Marcia Scherer Cipriani, da Secretaria de Registros Escolares, disse ao site do CTISM que achou “muito importantes” todos os temas tratados no seminário e sugeriu que as próximas edições contenham “menos temas com mais tempo para cada tema”. O professor Nirvan Peixoto, da área de Mecânica, considerou os assuntos “muito pertinentes” para o trabalho do docente, e também sugeriu que se aprofunde mais em cada tema para que se absorva melhor o aprendizado.

PROGRAMAÇÃO

O Seminário de Planejamento Educacional começou na manhã de quinta-feira (2), no auditório do CTISM, com uma abertura feita pelo reitor Paulo Afonso Burmann. Ele qualificou o evento como “estratégico” e condizente com a tendência de otimização do trabalho na UFSM.

A primeira palestra foi da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neiva Maria Cantarelli, que falou sobre o papel do gestor e os instrumentos necessários para uma boa administração de recursos humanos. Em seguida, a palestra da professora Vânia Medianeira Costa, do curso de Administração da UFSM, manteve o foco nas relações humanas. Ela falou sobre liderança e motivação e promoveu brincadeiras com o público do evento.

À tarde, o assessor de Comunicação do Gabinete do Reitor, Flavi Ferreira Lisboa Filho, palestrou sobre comunicação, com destaque para a necessidade de boas relações no ambiente de trabalho e para a reprodução de preconceitos na expressão de ideias. Depois, a coordenadora de Concessões e Registros da UFSM, Irene de Pelegrini, abordou questões relacionadas ao regramento jurídico e institucional dos servidores.

O último item da programação da quinta foi uma explanação do diretor Luciano Caldeira Vilanova sobre assuntos internos do CTISM. Luciano detalhou a proposta de reorganização administrativa da escola, abordou o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e explicou o funcionamento dos orçamentos do colégio.

SEXTA

A manhã da sexta-feira foi destinada a recursos administrativos do CTISM. Foi o único turno em que o seminário ocorreu fora do auditório. Os servidores concentraram-se nos laboratórios de Informática dos prédios anexos da escola para assistirem à programação do evento.

Vários servidores do CTISM foram os palestrantes nesta parte do seminário. Entre os assuntos tratados, estavam o funcionamento do ADMPortal, a requisição de diárias e passagens, a tramitação de projetos, o SST (Serviço de Suporte Técnico) e o SSI (Serviço de Suporte à Informática).

Na tarde de sexta, de volta ao auditório, a professora Leila Maria Araújo, do mestrado em Educação Profissional, fez uma palestra sobre a conservação física do CTISM. Ela tentou conscientizar os servidores sobre as maneiras de manter a organização, a higiene e a limpeza dos ambientes da escola. Logo depois, houve apresentações do Cinquentenário do CTISM e do Núcleo de Comunicação Institucional, que está sendo implementado.

SUCESSÃO NO ENSINO

O Seminário de Planejamento Educacional foi encerrado com a intervenção do Departamento do Ensino. O chefe cessante do setor, Zancan, anunciou que ficará no cargo até 6 de abril, quando deve ser publicada a portaria que o liberará do cargo. O atual diretor de Ensino substituto, Rafael, será nomeado titular da pasta pelo diretor Luciano Caldeira Vilanova.

Zancan ocupa a direção de Ensino há sete anos, desde o início da gestão de Rodrigo Cardozo Fuentes (2010-2014). Para explicar sua saída, ele disse que busca “novos desafios” e que “vocês [CTISM] merecem novas lideranças” com “novas ideias”. Zancan continuará na escola como professor da área elétrica.

Não há previsão oficial para o nome do novo diretor de Ensino substituto.

por Rossano Villagrán Dias