Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM 50 | Rádio Universidade faz programa especial sobre aniversário

A Rádio Universidade teve uma programação especial sobre o CTISM na manhã desta terça-feira (4), dia do aniversário de 50 anos do colégio. Os programas Redação Aberta e Campus da Gente foram apresentados ao vivo da sala da Direção.

Os programas foram unidos em uma atração especial que foi ao ar das 8h05min às 10h com a apresentação de Roberto Montagner, Candido Otto da Luz e Jair Alan Siqueira. A edição contou com 11 entrevistados do CTISM, entre Direção, professores e o ex-diretor Anilo José Wathier.

O diretor Luciano Caldeira Vilanova foi o primeiro a ser entrevistado. Ele destacou o crescimento do CTISM ao longo das cinco décadas e falou sobre a proposta de realizar 50 ações para comemorar o Cinquentenário.

Em bate-papo com Luciano e os radialistas, o vice-diretor Marcelo Freitas da Silva comparou a estrutura do colégio de hoje com a que havia na época em que ele e Luciano eram alunos.

Anilo, que fez parte da primeira formatura do CTISM, lembrou da inauguração da escola, em 1967. Segundo Anilo, o fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho (1915-1998) costumava entrar nas salas de aula no meio das aulas nos primeiros anos do CTISM. “Este é o colégio do meu coração”, dizia Mariano de acordo com o ex-diretor.

Anilo relatou ainda como Mariano deu a “incumbência de criar o CTISM” ao professor Mario Guagliotto, primeiro diretor da escola. Anilo exaltou o tamanho que o CTISM tem hoje e disse que tudo começou como “um pequeno sonho”.

PROJETOS

Entre os outros professores entrevistados pelos radialistas, estava a professora Leila Maria Araújo, coordenadora do mestrado em Educação Profissional. Ela falou sobre a implantação, a estrutura e a razão social do curso de pós-graduação.

O professor Augusto Pio Benedetti (Educação Física) descreveu os vários projetos esportivos que o CTISM promove sob sua coordenação, como ginástica laboral, vôlei, dança e kendô.

O trabalo da Equipe GaudérioBotz foi apresentado pelo seu coordenador, o professor Claiton Colvero. Ele explicou as diferentes categorias nas quais concorrem os robôs do grupo.

O aluno do CT (Centro de Tecnologia) da UFSM Diego Guimarães apresentou a equipe Carancho Aerodesign, que tem alunos e professores do CTISM entre seus membros.

O professor Paulo Roberto Colusso falou sobre o Núcleo EaD, que está sob sua coordenação, e o professor Marco Aurélio Bandeira apresentou o departamento que dirige, o Drec (Relações Empresariais e Comunitárias).

As professoras Raquel Bevilaqua e Milene Kloss (Linguagens) deram entrevista sobre o LabLínguas, o laboratório de linguagens que está em implantação no CTISM.

Além disso, foram gravadas entrevistas com os professores Cláudio Roth e Olinto Araújo e com o servidor Jaiser Tapia (Departamento Administrativo). Roth falou sobre o Escritório de projetos EcoAgile. Já Olinto e Jaiser apresentaram projetos que coordenam.

por Rossano Villagrán Dias