Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

CTISM lança simulador virtual de pneumática

Os professores Pavani (esq.) e Pozzer no lançamento do simulador Simp.

O Simp, simulador virtual de pneumática elaborado no CTISM, foi oficialmente lançado em um evento nesta quinta-feira (25). O software foi apresentado pelos professores responsáveis pelo seu desenvolvimento.

O evento de lançamento ocorreu às 14h no auditório do Estúdio SAB. Entre os presentes, estavam o vice-diretor Marcelo Freitas da Silva, o diretor do CT (Centro de Tecnologia), Luciano Schuch, e o coordenador de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Luiz Fernando Sangói.

O professor Sergio Pavani, criador do Simp, abriu o evento com a explicação do aplicativo. Ele destacou as vantagens que vê no uso do Simp em relação às tradicionais bancadas usadas em laboratórios de pneumática.

O coordenador do Simp, o professor Paulo Roberto Colusso, falou sobre a motivação que guiou a equipe na elaboração do software. Já o desenvolvedor do Simp, o professor do CT Cesar Pozzer, fez reflexões sobre o aspecto técnico do aplicativo.

INOVADOR

Colusso faz sua fala no evento de lançamento do Simp, no Estúdio SAB.

Para Pavani, o que torna o Simp inovador é a possibilidade de ser usado por muito mais pessoas por um custo muito menor que as bancadas pneumáticas. Cálculos feitos pelo professor colocam em R$ 5,5 milhões o custo de um laboratório de pneumática. Já o Simp deve ter um custo total menor que R$ 1 milhão e alcance universal.

Em entrevista feita em dezembro, Pavani disse que uma bancada pneumática é ineficiente para uma turma de dez alunos, pois nem todos conseguiriam ver a bancada. Enquanto isso, um circuito pneumático no Simp pose ser visualizado individualmente por cada aluno em um laboratório de informática, ou em uma projeção multimídia.

A versão lançada na quinta-feira é a primeira do Simp, que permite a montagem virtual de circuitos constituídos apenas pela chamada pneumática pura – ou seja, circuitos com componentes apenas pneumáticos, e nenhum de outra natureza, como componentes elétricos. Está em desenvolvimento uma segunda versão, que incluirá componentes elétricos. No futuro, serão contempladas áreas como hidráulica, comandos elétricos e controladores de processo. A equipe prevê que o trabalho será concluído em uma década.

O Simp está disponível gratuitamente no portal do Núcleo EaD – na aba “Produções EaD”, item “Simuladores”. O programa está instalado em todos os computadores do CTISM destinados ao uso por alunos.

por Rossano Villagrán Dias

fotos Matheus Cargnin/Estúdio EaD