Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM disponibiliza bicicletas para uso da comunidade escolar



Aluno Christian Bitencourt usa bicicleta em frente ao CTISM.

O CTISM colocou em funcionamento nesta sexta-feira (2) o projeto UMAbike. Foram disponibilizadas três bicicletas para uso dos alunos, professores e técnico-administrativos do colégio.

Para utilizar a bicicleta, o usuário precisa deixar um documento com foto na portaria, onde receberá a chave para abrir o cadeado que prende o veículo ao bicicletário do lado externo do CTISM. O usuário tem até duas horas para usar a bicicleta dentro do campus. Depois, o veículo deve ser devolvido ao bicicletário, e o usuário poderá pegar seu documento na portaria. Os horários de saída e de chegada serão registrados.

As bicicletas ficarão disponíveis de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 19h. Nas sextas, o horário será até às 17h. Segundo o diretor técnico do CTISM, Alessandro de Franceschi, o usuário terá a responsabilidade de checar as condições de uso na retirada e na entrega, e de comunicar problemas à portaria.

O horário de funcionamento deve ser sempre respeitado. Quem pegar uma bicicleta às 18h30min, por exemplo, terá apenas 30 minutos para utilizá-la. Fora do horário de uso, as bicicletas ficarão guardadas na sala 122, sob responsabilidade da equipe de Manutenção do CTISM, que também fará os eventuais reparos nos veículos.

Em entrevista à reportagem, Alessandro disse que, nos próximos meses, o bicicletário deve ser transferido para o prédio mais novo do CTISM, conhecido pela cor amarela.

Alessandro aventou a ideia de que passem a ser registrados os destinos dos deslocamentos dos usuários, para fins de informação. O diretor técnico sugeriu, também, que as bicicletas possam ser usadas por agendamento, com 48 horas de antecedência.

UMABIKE

O projeto UMAbike foi lançado pela Reitoria há um mês em caráter experimental. A ação liberou 50 bicicletas para uso dos servidores e alunos da UFSM. Cada unidade recebeu até três veículos. Outros estão disponíveis no prédio da Reitoria.

 

por Rossano Villagrán Dias

revisão Nilza Mara Pereira

foto Marcel Jacques

Salvar

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2105

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes