Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

CTISM disponibiliza bicicletas para uso da comunidade escolar

Aluno Christian Bitencourt usa bicicleta em frente ao CTISM.

O CTISM colocou em funcionamento nesta sexta-feira (2) o projeto UMAbike. Foram disponibilizadas três bicicletas para uso dos alunos, professores e técnico-administrativos do colégio.

Para utilizar a bicicleta, o usuário precisa deixar um documento com foto na portaria, onde receberá a chave para abrir o cadeado que prende o veículo ao bicicletário do lado externo do CTISM. O usuário tem até duas horas para usar a bicicleta dentro do campus. Depois, o veículo deve ser devolvido ao bicicletário, e o usuário poderá pegar seu documento na portaria. Os horários de saída e de chegada serão registrados.

As bicicletas ficarão disponíveis de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 19h. Nas sextas, o horário será até às 17h. Segundo o diretor técnico do CTISM, Alessandro de Franceschi, o usuário terá a responsabilidade de checar as condições de uso na retirada e na entrega, e de comunicar problemas à portaria.

O horário de funcionamento deve ser sempre respeitado. Quem pegar uma bicicleta às 18h30min, por exemplo, terá apenas 30 minutos para utilizá-la. Fora do horário de uso, as bicicletas ficarão guardadas na sala 122, sob responsabilidade da equipe de Manutenção do CTISM, que também fará os eventuais reparos nos veículos.

Em entrevista à reportagem, Alessandro disse que, nos próximos meses, o bicicletário deve ser transferido para o prédio mais novo do CTISM, conhecido pela cor amarela.

Alessandro aventou a ideia de que passem a ser registrados os destinos dos deslocamentos dos usuários, para fins de informação. O diretor técnico sugeriu, também, que as bicicletas possam ser usadas por agendamento, com 48 horas de antecedência.

UMABIKE

O projeto UMAbike foi lançado pela Reitoria há um mês em caráter experimental. A ação liberou 50 bicicletas para uso dos servidores e alunos da UFSM. Cada unidade recebeu até três veículos. Outros estão disponíveis no prédio da Reitoria.

por Rossano Villagrán Dias

revisão Nilza Mara Pereira