Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos e ex-alunos do CTISM participam de competição global de programação




A equipe Nightwind durante a competição IEEEXtreme, no sábado (14).

Uma equipe formada por alunos e ex-alunos do CTISM participou, no último sábado (14), da IEEEXtreme, uma maratona em que estudantes de todas as regiões do mundo competem para resolver um conjunto de problemas de programação em um período de 24 horas.

Segundo Geise Gulart Sarturi, embaixadora da IEEEXtreme e ex-aluna dos cursos subsequentes em Eletrotécnica e Eletrônica do CTISM, a edição deste ano da competição teve 3.350 equipes competindo pelo título de melhores programadores do mundo.

A disputa é promovida pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) – organização global que reúne profissionais de áreas como engenharia, computação e TI (tecnologia da informação). Entre os apoiadores da IEEEXtreme, estão grandes empresas de TI, como DigiKey, Das Keyboard, Syncfusion, IEEE WIE e CS Academy.

Cada equipe é formada por estudantes afiliados à IEEE, supervisionados por um membro da organização. A equipe Nightwind é composta por dois alunos e cinco ex-alunos do CTISM, orientados pelo professor Saul Azzolin Bonaldo. O grupo já havia participado da IEEEXtreme no ano passado.

Entre os conhecimentos abordados na competição, estão matemática, lógica de programação, algoritmos e linguagens de programação. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

Na opinião do professor Saul, a participação da Nightwind na IEEEXtreme foi “uma oportunidade única” para o CTISM aplicar “competências e habilidades desenvolvidas” em seus cursos. Além disso, é uma chance de o colégio projetar-se internacionalmente e “captar tendências e estratégias globais de ensino e de mercado” para oferecer uma formação “muito mais conectada com o espírito global”, diz o docente. Ele destaca também que os membros das equipes melhor colocadas em determinadas questões recebem convites para entrevistas de seleção nas empresas que elaboraram essas questões.

 

por Rossano Villagrán Dias

foto Saul Azzolin Bonaldo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2265

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes