Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novos diretores dos departamentos do CTISM apresentam seus planos para gestão




Diretores Fredi (Ensino), Retzlaff (Drec), Rizzetti (Técnico) e Maikel (Administrativo) no Seminário de Planejamento.

O diretor do Departamento de Ensino, Fredi Zancan Ferrigolo, anunciou na tarde desta quinta-feira (1º) uma organização preliminar que será seguida pelo Ensino e pelo Drec (Departamento de Relações Empresariais e Comunitárias) durante os primeiros dias de aula. À reportagem, ele disse que a configuração definitiva será anunciada em breve após discussões dentro do CTISM.

Enquanto a forma definitiva não for anunciada, os dois departamentos voltarão a ter uma delimitação clara. O Ensino vai permanecer com suas funções administrativas tradicionais, e o Drec vai manter os processos relacionados ao estágio.

A fala de Fredi foi feita durante o Seminário de Planejamento Educacional, que abre o ano letivo para os servidores do CTISM. Os outros três diretores de departamento que estão assumindo com o início da gestão do diretor do colégio, Rafael Adaime Pinto, fizeram apresentações sobre seus setores e as diretrizes que pretendem adotar no cargo.

Antes das falas dos chefes de departamento, Rafael também fez um pronunciamento. Ele apresentou a lista de coordenadores de curso e seus substitutos e disse que o Drec será fortalecido para tratar do relacionamento com a comunidade externa nos aspectos de ensino, pesquisa e extensão. Sobre a estrutura organizacional do CTISM, Rafael afirmou que a Direção está promovendo reuniões com os setores e estudando ideias para promover ajustes.

DREC

O diretor do Drec, Luciano Retzlaff, anunciou que a Assessoria de Comunicação passará a ser vinculada ao departamento, e que o relacionamento com o mundo empresarial será fortalecido. Segundo Retzlaff, a equipe do Drec contará com o professor Moacir Eckhardt, que será seu substituto, outros três servidores e um bolsista.

Ele anunciou a intenção de manter o departamento aberto à noite para atender às demandas burocráticas dos alunos de todos os turnos.

Retzlaff disse que o Drec vai promover uma aproximação maior com o estudante, com o fortalecimento das orientações sobre o estágio – inclusive com visitas às salas de aula – e da supervisão. Segundo o professor, o departamento fará um trabalho mais intenso para sanar as dúvidas dos alunos.

Ele anunciou também a intensificação do relacionamento empresa-escola. Para Retzlaff, as empresas precisam participar mais de perto da seleção de estagiários e dos eventos do CTISM.

Segundo o diretor do Drec, uma das razões de ser do colégio é preparar profissionais para o mercado. Por isso, é preciso que o CTISM conheça melhor as demandas das empresas.

Retzlaff afirmou que as visitas de alunos de outras escolas ao CTISM serão melhor planejadas – para assegurar que servidores habilitados estarão disponíveis para apresentar as instalações do colégio – e pediu a colaboração dos coordenadores de curso para montar a programação do Ciclo de Palestras.

ENSINO

O diretor de Ensino, Fredi, aproveitou o tempo de sua fala para apresentar a programação de volta às aulas que será promovida para os alunos na próxima semana, além de destacar instrumentos como o Calendário Estudantil e a agenda das salas de aula.

Fredi exortou os professores a cumprirem normas como a entrega dos planos de ensino, o registro de aulas, frequência e notas no Portal do Professor e o peso máximo de 70% para cada instrumento avaliativo.

Ele anunciou a intenção de que o Departamento de Ensino dialogue com os docentes para evitar que os alunos tenham mais de uma prova no mesmo dia.

O professor Olinto Cesar Bassi de Araújo, que desenvolveu o software que elabora os quadros de horário das turmas, também fez uma fala. O docente explicou que, no fim de cada semestre, serão divulgados os horários preliminares do semestre seguinte, para então receber as demandas dos professores.

ADMINISTRATIVO

Maikel Bathaglini, que assumiu na quinta o cargo de diretor do Departamento Administrativo, anunciou que o agora ex-diretor do setor Amauri Almeida vai assumir as funções do TAE Fernando Negrini, que acaba se se afastar para doutorado, que incluem concursos e diárias. Maikel afirmou também que Thendric Beck Martins, que trabalhava na Coordenação de Registros Escolares, foi transferido para o Administrativo nas funções de Almoxarifado e Patrimônio. O novo diretor do departamento disse que vai auxiliar Marcelo Tadiello Moraes em suas funções de Orçamento e Compras.

A fala de Maikel deu destaque à limitação de recursos. Segundo ele, há “demanda cada vez maior” e “recurso cada vez menor”, o que leva o departamento a fazer uma seleção austera da destinação de recursos.

O diretor do Administrativo anunciou que servidores só poderão receber diária ao participarem de eventos se forem apresentar trabalhos – a não ser se houver sobra de recurso – e que, para receber diária, o servidor precisa antes registrar afastamento no Portal do RH.

Maikel disse ainda que o ADM Portal está fora do ar devido a problemas de segurança e que um novo sistema está sendo desenvolvido para atender às mesmas demandas que eram sanadas pelo portal antigo, como compras, diárias e solicitação de bolsistas.

O assistente de Direção e diretor do GAP (Gabinete de Apoio a Projetos), Diego Russowsky Marçal, disse à reportagem que os editais de bolsistas serão lançados até segunda-feira (5).

TÉCNICO

O diretor do Departamento Técnico, Tiago Antonio Rizzetti, disse que sua gestão no setor vai procurar resolver problemas na rede lógica de internet e nos sinais de wi-fi. Ele sugeriu a integração da rede wi-fi do CTISM com a da UFSM, mas alertou que a ação teria custo alto.

Rizzetti falou também em estabelecer fluxos de processos para algumas das funções do departamento que hoje não têm procedimentos claros. Ele já manifestara essa intenção em entrevista ao Boletim Informativo do CTISM.

O professor explicou o sistema de agendamento de salas, que está disponível na intranet. Qualquer um pode visualizar o agendamento, e os servidores podem fazer login para marcar o uso das salas, laboratórios e auditório.

 

por Rossano Villagrán Dias

fotos Marcos Cargnin/Núcleo EaD

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-2429

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes